Modalidade será integrada ao sistema de Bilhete Único. Obra da Linha Sul levou 14 anos e custou R$ 1,5 bilhão.
A operação comercial do Metrô de Fortaleza (Metrofor) começa em 2014, com cobrança de tarifas e integração ao sistema de bilhete único. Segundo o assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, as tarifas ainda não foram definidas. "Com certeza, o governo está pensando em uma tarifa compatível com o poder aquisitivo das pessoas do Ceará", disse. As linhas de ônibus do percurso Pacatuba-Fortaleza vão ser alteradas e deixarão os passagiros nas estações do metrô.
As duas últimas estações restantes do Metrofor, Chico da Silva e José de Alencar, serão inauguradas pela presidente Dilma Rousseff na manhã desta quinta-feira (18). As unidades vão permitir que a Linha Sul do metrô passe a funcionar nos seus 24 km de extensão. Após a inauguração, as estações passam a funcionar entre 8h e 12h, diariamente e de forma gratuita, em fase de testes.
A obra para a conclusão da Linha Sul levou 14 anos e custou R$ 1,5 bilhão. O trajeto começa no Centro de Fortaleza e segue até a cidade de Pacatuba, passando pelos bairros Benfica, Antônio Bezerra, Parangaba e pela cidade de Maracanaú. Sempre a 60 km/h, serão necessários 35 minutos para um passageiro fazer todo o percurso.
Mesmo com a inauguração nesta quinta-feira, o metrô segue em obras. Duas outras estações que foram adicionadas ao projeto original em 2012 ainda não foram entregues. Mas, segundo a direção do Metrofor, a operação dos trens não será afetada com os trabalhos.
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