14/02/2019 Revista Ferroviária
Consórcio terá 90
dias para apresentar projeto de monotrilho em Salvador
O governo do estado da Bahia assinou contrato com o
consórcio Skyrail, formado pelas empresas chinesas BYD e Metrogreen, para a
construção do monotrilho de Salvador. A obra substituirá os trens de subúrbio
da capital baiana, que hoje vai das estações Calçada a Paripe.
Após a assinatura do contrato, o consórcio terá 90 dias para
apresentar à Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) o projeto
detalhado do monotrilho. Se for aprovado, segundo presidente da CTB, Eduardo
Copello, as obras podem começar logo em seguida.
O projeto inicial prevê 20 km de via elevada (5 km a 5
metros de altura e 15 km a 3 metros de altura) e 22 estações. A primeira fase
deve ligar a Ilha de São João a região do Comércio (na parte litorânea),
enquanto a segunda etapa deve ligar o trecho da primeira fase ao metrô, operado
pela CCR Metrô Bahia. A obra está avaliada em R$ 1,5 bilhão e será implementada
por meio de Parceria Público-Privada. O aporte do governo será de R$ 100
milhões. A concessionária fica com o restante, além da implantação, operação e manutenção do sistema
pelo período de 20 anos.
Segundo a BYD, a expectativa é que sejam transportados 150
mil passageiros/dia no trecho. Apenas o espaço da atual via deverá ser
aproveitado, afirmou o diretor da BYD, Alexandre Liu. A conclusão das obras
está estimada em 24 meses. As atuais 10 estações do sistema de Salvador serão
desativadas e reaproveitadas para a prestação de outros serviços, como postos
de polícia militar e centros de atendimento.
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