terça-feira, 18 de março de 2014

R$ 1,5 bilhão para aliviar o sofrimento

» CAMILA COSTAColaborou Clara Campoli

CORREIO BRAZILIENSE – DF  14/03/2014

Recursos liberados pelo PAC serão investidos em obras que atenderão 400 mil usuários do transporte público da capital. O Expresso DF Norte deve reduzir a viagem ao Plano para 45 minutos. Demora para a execução preocupa especialista

Reduzir o tempo gasto em paradas de ônibus à espera do coletivo e nas viagens de ida e volta do trabalho é o sonho de muitos brasilienses que moram em endereços afastados do Plano Piloto e dependem do transporte público.

Comprar o pão na padaria de manhã e tomar café com a família antes de sair de casa fariam toda a diferença na vida da auxiliar de serviços gerais Marines Campos Miranda, 39 anos, que mora em Sobradinho. Porém, com o tempo que leva para chegar ao Plano, onde trabalha, ela precisa sair com muita antecedência. A auxiliar integra a parcela da população do DF que gasta até duas horas por dia dentro do transporte público da capital. Com novas obras de mobilidade, esse tempo pode diminuir para 45 minutos.

Recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade liberados, ontem, pela presidente Dilma Rousseff (PT), prometem mudar a realidade de milhares de usuários do transporte coletivo que vêm da região norte, como Marines. O investimento de R$ 1,59 bilhão será direcionado em obras para melhorar o trânsito e o transporte da capital (confira quadro). Do montante, R$ 1,05 bilhão vai para o Expresso DF - Eixo Norte, um corredor exclusivo para veículos de transporte público articulados, que ligará a Rodoviária do Plano Piloto e o futuro terminal da Asa Norte a Sobradinho e Planaltina.

"Saio de casa às 6h para chegar no serviço às 7h10, se o trânsito estiver bom. Poder mudar isso seria muita qualidade de vida", comenta a auxiliar de serviços gerais Marines Miranda. Como ela, outros brasilienses perdem de uma a duas horas no trânsito, de casa até o trabalho ou vice-versa. Com o Expresso DF - Norte e Sudoeste, que atenderá moradores de regiões como Recanto das Emas, Riacho Fundo e Candangolândia, a expectativa é de que esse tempo reduza. O estudante Vítor de Andrade Pereira, 18 anos, também mora em Sobradinho e leva mais de 1h30 para chegar à universidade, na Asa Norte. A obra vai beneficiar o jovem. "Seria uma forma de chegar menos cansado para estudar e em casa, no fim do dia", destaca.

Além do DF, outras seis unidades da Federação terão obras e projetos financiados com recursos federais - Goiás, Tocantins, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte. A presidente Dilma ressaltou que existiram alguns critérios para as parcerias, como segurança, rapidez na execução do projeto de mobilidade e integração. "O projeto precisa estar focado grande parte em metrô, trilhos e é importante que seja implantado com corredores de ônibus", afirmou.

A liberação dos recursos ocorre em meio a mudanças no sistema do DF, com a conclusão da licitação e troca de ônibus. Nos últimos dias, a construção de paradas provisórias na Rodoviária do Plano Piloto provocou muitas críticas dos usuários. A estrutura serve de abrigo para 300 mil pessoas que vêm diariamente do Entorno para o DF. A rotina desses passageiros inclui coletivos que quebram na estrada  e sempre atrasam. No Distrito Federal, mesmo com a frota nova, a reclamação de ônibus que não passam no horário é também recorrente.
 
Qualidade
Segundo o governador Agnelo Queiroz (PT), o objetivo do Expresso DF Norte é atender passageiros como Marines e Vítor, moradores de Sobradinho. "A maior parte da população gasta duas horas para chegar ao trabalho. Esses recursos levarão mais qualidade para o transporte público e para essas pessoas", explicou. A expectativa é de que 400 mil usuários sejam beneficiados com as novas obras e novos projetos, que incluem ainda melhorias no Metrô. O pacote de investimentos prevê R$ 290 milhões para a aquisição de novos trens e a implantação das estações da 104, 106 e 110 Sul. Além disso, está prevista a expansão do sistema até a Asa Norte. A licitação deve sair em 60 dias.

Segundo secretário de Transportes do DF, José Walter Wazquez, a execução do Expresso DF deve começar este ano e a previsão é de que a obra esteja pronta em três anos. Além dele, de Agnelo, do vice, Tadeu Filippelli, a cerimônia que oficializou a liberação de R$ 3,8 bilhões do PAC para sete unidades da Federação contou com a participação de ministros, secretários, deputados federais e prefeitos. O evento ocorreu pela manhã no Palácio do Planalto.

Para o pesquisador e especialista em transportes Flávio Dias, a obra que atenderá regiões como Sobradinho e Planaltina é positiva porque, na área norte do Distrito Federal, existe demanda para o serviço do Expresso DF. "O que é preciso fazer é otimizar os projetos. Temos muitos exemplos de obras, não só em Brasília, que acabam gastando mais tempo e dinheiro do que o previsto inicialmente. Nesse meio tempo, a sociedade enfrenta transtornos devido a essas obras. É preciso acabar com a gestão do "desculpe pelo transtorno"", ressaltou Dias.

Distribuição
Ao todo, o Distrito Federal tem investimentos de R$ 4,12 bilhões em obras de Mobilidade Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse montante, R$ 1,65 bilhão é do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 2,12 bilhões de financiamento público

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