sexta-feira, 13 de março de 2015

15° novo trem chega ao pátio da Trensurb

16/01/2015
A Trensurb recebeu nesta semana a última das 15 novas composições adquiridas pela empresa junto ao consórcio FrotaPoa. As carretas que transportavam os dois últimos carros do trem chegaram ao pátio da Trensurb na tarde de quarta-feira (14). A previsão é de que todos os trens novos, série 200, operem plenamente até o fim do primeiro semestre deste ano, integrando-se à frota original, formada pelos 25 trens da série 100.

No momento, nove composições já estão liberadas para testes com passageiros (operando sempre duas por dia). Uma décima está na fase da chamada marcha branca – circulando sem passageiros, simulando a operação normal. Outras quatro estão em testes estáticos e dinâmicos. No início de fevereiro, quatro trens devem estar aptos para operação durante todo o horário de funcionamento do metrô - ainda que eventuais ajustes precisem ser realizados. O primeiro trem novo, recebido pela Trensurb em maio de 2014, começou a operar de forma experimental com passageiros em setembro do ano passado.

Segundo o engenheiro e gestor do contrato de aquisição das novas composições, Paulo Lutckmeier, a adição dos novos trens à frota da empresa é uma reivindicação antiga dos usuários para conferir mais conforto às viagens de metrô. “Nossa atuação visa atender à demanda dos passageiros. Além do ar condicionado, os novos veículos apresentam outras vantagens, como uma comunicação mais facilmente compreensível, inclusive para usuários com necessidades especiais, além de conferir mais segurança aos usuários no transporte diário em função das câmeras internas e externas e dos sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas”, afirma. 

Os novos trens



As 15 novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem.

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