quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mais três novos trens chineses entram em operação na SuperVia


Governo do Rio de Janeiro - NOTÍCIAS - 12/05/20150


Ao todo, 66 das 100 composições compradas pelo Estado estão funcionando

Mais três novos trens chineses, adquiridos pelo Governo do Estado, entraram em operação na Supervia nesta segunda-feira (11/5). As composições irão circular, durante uma semana, em operação assistida até serem inseridas à grade regular do sistema ferroviário fluminense. Desde 2012, a concessionária colocou em operação 66 dos 100 trens comprados pelo Estado e hoje já é possível ofertar cerca de 85% dos lugares com ar-condicionado.

 As composições que podem transportar até 1,2 mil passageiros contam com passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, bagageiro e painéis de LED.

 A previsão é de que os outros 34 novos trens comecem a operar no sistema até o primeiro semestre de 2016, completando os 100 veículos adquiridos pelo governo estadual. O processo de renovação da frota ferroviária segue em ritmo acelerado e já permitiu aposentar 59 composições dos modelos mais antigos.

Modernização da frota
 Os trens fazem parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação as primeiras 30 composições fabricadas na China. Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 trens chineses e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez veículos, totalizando 100 composições adquiridas pelo Estado desde 2009.

Além disso, está em andamento a licitação internacional para a compra de mais 12 trens. A concorrência pública está em andamento e segue as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento.

 Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu dez trens. Todos já estão em operação. Os veículos também contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros. Até o fim do primeiro semestre de 2016, toda a frota de trens contará com ar-condicionado.

 Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário