Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rio de
Janeiro/RJ - NOTÍCIAS - 26/03/2015 - 16:20:05
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Prefeitura do Rio instalou na madrugada desta quarta-feira (27/03) os primeiros
trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Centro. Operários da
concessionária do VLT Carioca assentaram 400 metros na Rua General Luiz
Mendes de Morais, no entorno da Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo. Cada
barra de trilho mede 18 metros de comprimento. O material de confecção
permite adequação das peças na formação de curvas para acompanhamento do
trajeto. Mais de 500 operários participam desta etapa de execução da
pré-montagem dos trilhos da via permanente do VLT. Na sequência, serão
fixados dormentes e trilhos e, em seguida, equipamentos e cabos de
sinalização e energia. A concretagem e a camada de cobertura, sempre de
acordo com a urbanização de cada ponto da passagem, finalizam a implantação
do caminho do VLT.
O VLT é
um projeto da prefeitura do Rio de Janeiro e integra as intervenções da
Operação Urbana Porto Maravilha. O novo modal promoverá a integração,
atendendo usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes
e distribuindo passageiros nas diversas regiões que compõem a área central da
cidade. A partir do VLT, passageiros poderão fazer a conexão com outros meios
de transporte nas interligações com a Rodoviária Novo Rio, a Central do
Brasil (trens e metrô), Barcas e o Aeroporto Santos Dumont, além dos BRTs,
linhas de ônibus convencionais, terminal de cruzeiros marítimos e o
Teleférico do Morro da Providência.
As
obras da concessionária começaram em 2014, no Túnel Ferroviário sob o Morro
da Providência, e atualmente se estendem pela Avenida Rio Branco e Via
Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (Nina Rabha), com passagem
exclusiva para o novo modal. Outra intervenção em curso é a construção do
Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), na Gamboa, próximo à
estação do Teleférico do Morro da Providência. O primeiro trecho do VLT, ou
Rede Prioritária, ligará a rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo
fará a interligação entre a Central do Brasil e a Praça XV.
A
implantação do VLT Carioca disponibilizará à população e aos visitantes uma
alternativa de mobilidade urbana inovadora e moderna no Centro e na Região
Portuária, áreas com grande vocação turística (cultural e gastronômica), além
de criar um sistema que integra o centro financeiro e o corredor cultural aos
demais modais. Cada carro do VLT Carioca trafegará com velocidade média de 17
km/h e transportará até 420 passageiros.
O
sistema de pagamento será por validação voluntária, integrado ao Bilhete
Único. Assim que todas as linhas estiverem operando, a capacidade de
transporte atingirá até 300 mil passageiros por dia. Os intervalos entre um
trem e outro poderão variar entre três e 15 minutos, de acordo com a linha,
demanda e horário. O VLT Carioca não tem catenárias - cabos aéreos para
captação da energia elétrica. O fornecimento se dará com a alimentação de
energia pelo solo (sistema APS).
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