25/04/2018Notícias do Setor ANPTrilhos
Após mais de três anos, a CCR Metrô Bahia concluiu as obras
da Linha 2 com a entrada em operação da estação Aeroporto, cuja inauguração
ocorre amanhã. Com isso, a concessionária finaliza um investimento de R$ 5,6
bilhões desde que arrematou a exploração do ativo, em 2013.
O metrô baiano passa a ser o terceiro em extensão de rede no
país, com 33 quilômetros, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
Mas já há previsão de expansão.
Com pouco mais de 9 mil metros quadrados, a Aeroporto é a
última estação da Linha 2. Apesar do nome, não desembocará dentro do aeroporto
Internacional Luis Eduardo Magalhães. “Chega dentro do ‘sítio’ do aeroporto,
mas a ligação da estação com o terminal vai ser feita com o traslado de
ônibus”, explicou Leonardo Vianna, presidente da área de mobilidade urbana da
CCR.
A estação Aeroporto será integrada ao Terminal de Shuttle,
dedicado a ônibus exclusivos para o traslado dos passageiros até o aeroporto,
num trajeto de 2,5 quilômetros na ida e de 1,5 quilômetro na volta. A empresa
comprou seis ônibus para atender esse fluxo. A frota de veículos terá
capacidade para realizar 234 viagens por dia, com intervalo máximo de dez
minutos.
O serviço será oferecido mediante validação de passagem com
o uso de qualquer um dos cartões de integração (CCR Metrô Bahia, Metropasse ou
SalvadorCARD).
Em evento na semana passada que marcou o início das obras de
modernização do aeroporto de Salvador (arrematado em 2017 pela francesa Vinci
Airports), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a falta de uma
conexão direta entre o metrô e o aeroporto, de forma que o passageiro não
tivesse de pegar ônibus para realizar o trajeto entre os dois pontos.
“Sinto muito não ter conseguido diálogo. Desde 2013 tentamos
junto à Infraero uma integração maior”, disse. Antes de ser governador, Costa
foi secretário da Casa Civil da Bahia no governo de Jaques Wagner (PT).
A CCR Metrô Bahia é responsável pela operação de toda a rede
do metrô baiano, composta por duas linhas que se cruzam. Hoje, são realizadas
824 viagens diariamente, sendo 412 em cada linha.
Quando a CCR venceu a licitação do governo do Estado da
Bahia, a Linha 1 tinha metade da extensão concluída. A concessionária completou
o traçado e revitalizou as estações. Hoje, são 11,7 quilômetros e oito
estações, com início na estação Lapa e fim na Pirajá.
Já a Linha 2 foi construída do zero. São 21,2 quilômetros e
12 estações. O traçado começa na estação Acesso Norte – uma intersecção com a
Linha 1 – e termina na Aeroporto.
A obra atrasou mais de um ano por causa das liberações de
licenças e de alvarás. “Tem sempre um problema sério que são as licenças”,
afirmou Vianna.
O plano é expandir as duas linhas com mais dois trechos,
totalizando 42 quilômetros. A extensão da Linha 1 será da estação Pirajá até
Cajazeiras/Águas Claras e contempla três quilômetros adicionais. O governo da
Bahia vai licitar a realização da obra e depois a concessionária vai operar.
A estimativa é de que a licitação para a expansão do
empreendimento ocorra ainda neste semestre e que as obras levem até dois anos
para serem concluídas.
Já para a Linha 2 existe uma extensão prevista até o
município de Lauro de Freitas. Neste caso, a ampliação só vai acontecer
mediante gatilho de demanda, quando a estação Aeroporto atingir 6 mil
passageiros na hora pico durante seis meses consecutivos.
Ambas as extensões estão previstas no contrato de concessão,
mas vão exigir investimentos adicionais, a serem reequilibrados via aditivo
contratual.
O grupo CCR venceu em outubro de 2013 a licitação de
Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade concessão patrocinada para
realizar os investimentos em obras civis, implantar os sistemas, comprar o
material rodante e manter a infraestrutura metroviária por 30 anos.
Os R$ 5,6 bilhões de investimentos recém-concluídos são
provenientes de empréstimos privados contraídos pela CCR, recursos do Estado e
da União.
25/04/2018 – Valor Econômico
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