Autor(es): ANA POMPEU
|
Correio Braziliense - 12/12/2012
|
Encontro com representantes de seis cidades sedes de dois grandes eventos esportivos discutem soluções para facilitar a circulação do torcedor em cada localidade. DF apresenta plano de transportes
Representantes de seis cidades sedes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol se reuniram em Brasília para discutir mobilidade urbana. A preocupação é pensar em formas de facilitar o deslocamento da população durante os eventos esportivos e deixar um legado para os moradores dessas regiões. O grupo se propôs a debater questões sobre transporte público, organização do trânsito, sinalização e alternativas para deslocamento individual e coletivo. Além de Brasília, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Fortaleza e Recife compuseram a mesa.
A Secretaria Extraordinária da Copa 2014, com apoio do Comitê Organizador Local (COL), promoveu o encontro que teve início na manhã de ontem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e segue até o fim da tarde de hoje. O Governo do Distrito Federal apresentou aos visitantes o Plano Diretor de Transportes Urbanos, aprovado em 2011. O documento deve balizar as ações do Executivo até 2020. Do que está previsto para o período, apenas uma parte ficará pronta até a Copa. De acordo com os representantes da Secretaria de Transporte, até o início da Copa das Confederações, em 2013, a população contará com um sistema integrado entre ônibus e metrô. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não está incluído no cronograma, como previsto anteriormente, já que só ficará pronto depois da Copa do Mundo. No lugar dele, o governo construirá um corredor de transporte urbano que interligará o Aeroporto Internacional de Brasília ao início da Asa Sul, por meio de um conjunto de pistas e viadutos que formarão a DF-047. O Eixo Sul do Bus Rapid Transit (BRT), que em português significa ônibus rápido no trânsito, também deve estar pronto até o Terminal Asa Sul, no Setor Policial Sul. A obra tem um total de 35 quilômetros. Além disso, a intenção é que o passageiro consiga se planejar para usar o sistema. “Teremos gestão georreferenciada, de forma que o usuário saiba, por meio do celular, a que horas a linha passa, onde o ônibus está ou qual o veículo que vai ser melhor para ele. Essa mudança estará praticamente consolidada na data da copa”, afirma o secretário adjunto de Transporte, Luiz Fernando Messina. O governo reformará 12 terminais rodoviários e construirá outros 12. Na região do torneio, a promessa é a conclusão de um bicicletário público, ciclovias no Eixo Monumental, calçamento e paisagismo com projeto de Burle Marx. Brasília deve focar o projeto em um raio de três quilômetros do Estádio Nacional Mané Garrincha para os eventos esportivos. Essa área compreende os hotéis, a Rodoviária do Plano Piloto e o próprio Centro de Convenções, região que concentrará os jogos e os turistas. O secretário adjunto, Luiz Messina, afirma que é preciso pensar além desse diâmetro. “Deve existir uma realidade e uma infraestrutura que permita que o cidadão de Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, e até do Entorno, também possa participar da festa”, defende. Recursos A partir da apresentação do projeto do DF, as outras cidades puderam detalhar os próprios planos de mobilidade urbana e, então, o grupo deu início à exposição de dificuldades encontradas e estratégias pensadas para solucioná-las. O coordenador da Secretaria Extraordinária da Copa, Sérgio Graça, abriu o espaço fazendo uma analogia com a importância do gramado aos jogos. “Mesmo que se invista milhões em tecnologia para o estádio, se na hora da partida um jogador perder um gol porque o gramado está ruim, tudo pode ir por água abaixo.” Para tornar o acesso de todos possível, o governo conta com recursos de linha especial de Mobilidade em Grandes Cidades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do próprio GDF. Brasília sediará a abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, e sete jogos da Copa do Mundo de 2014. |
O blog objetiva difundir artigos e trabalhos sobre Planejamento de Transporte de Passageiros Urbanos, de modo a permitir a discussão e a troca de experiências entre técnicos sobre os diversos temas envolvidos com o assunto.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Mobilidade em debate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário