Paula Cristina - Agências
DCI – 21/05/2014
SÃO PAULO - As cinco obras prioritárias de Mobilidade Urbana previstas para ter entrega antes da Copa do Mundo não ficarão prontas, segundo balanço da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Para a entidade, os projetos - o monotrilho de Manaus (AM) e o de São Paulo (SP), além do VLT em Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Fortaleza (CE) - podiam ser uma forma de ampliar a mobilidade para o brasileiro de forma mais ágil. "A oportunidade da Copa do Mundo poderia ter sido melhor aproveitada, mas a sociedade vai herdar alguma estrutura desses jogos", argumentou o presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores.
Na opinião do executivo, o tempo gasto para aprovação de projetos e viabilização das obras juntos ao pode público é grande no País. "Para cumprir todas as exigências (para concluir uma obra), você precisa de um tempo muito grande no Brasil", afirmou. "Pode até ter faltado gestão em algum projeto, mas seria leviano fazer essa afirmação. Você só pode tomar iniciativa quando tem recursos para fazer", reconheceu. O recurso para essas obras são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Flores argumentou, ainda, que há uma "lacuna de investimentos" em obras de infraestrutura no Brasil.
Enquanto os projetos prioritários de transportes urbanos não saem do papel, a entidade apurou que o número de passageiros transportados no sistema metroferroviário brasileiro aumentou 8% em 2013 ante 2012. O crescimento, segundo a entidade, ficou muito acima da expansão da rede no País, o que mostra a necessidade de avanço mais rápido.
Em 2013, foram 2,7 bilhões de passageiros transportados, ante 2,5 bilhões de pessoas em 2012. A expectativa da associação é que o número chegue a 3 bilhões ainda este ano.
"Tivemos um crescimento de demanda muito maior que o crescimento de rede, o que mostra necessidade de expansão dessas redes", afirmou Flores.
De 2010 até 2013, o aumento médio foi de 11% ao ano. Em 2010, foram transportadas 1,9 bilhão de pessoas no País. Por dia, o crescimento foi de 2,2% em 2013 em relação a 2012 e chegou a 9,3 milhões de passageiros diários.
"Uma vez que o País transporta 8% a mais de passageiros em relação a 2012, com um aumento inexpressivo da rede, está demonstrado claramente que o setor transporta sobre trilhos uma quantidade de usuários no limite de sua capacidade, o que explica os altos níveis de lotação dos principais sistemas", diz.
De acordo com números da associação, a existência de sistema metroferroviário é responsável por tirar 1,1 milhão de carros além de mais 16 mil ônibus por dia dos centros urbanos nos quais há metrôs e Trens Urbanos ajudando a diminuir a poluição e a melhorar o tráfego nas grandes cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário