Após um ano e quatro meses operando com um público restrito, o
trem de levitação magnética (Maglev-Cobra), desenvolvido na Ilha do Fundão,
passará a receber passageiros todas as terças-feiras. A linha experimental de
200 metros liga o Centro de Tecnologia (CT) ao Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da
UFRJ. As viagens demonstrativas, que começaram nesta terça-feira, serão
realizadas em dois horários: de 11h as 12h e de 14 as 15h.
Com os testes, os pesquisadores do
Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe/UFRJ esperam conseguir,
no ano que vem, a certificação para operar comercialmente. Segundo o professor
Richard Stephen, coordenador do projeto, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no
mundo a transportar passageiros, em escala real, utilizando a tecnologia de
levitação magnética por supercondutividade e ímãs.
— Esse veículo está sendo desenvolvido para
ser usado na malha urbana. No ano passado, conseguimos fazer os ajustes
necessários para abrir para o público com segurança — disse Stephen,
ressaltando as vantagens do novo modal. — Além do silêncio e do menor consumo
de energia, o custo chega a ser três ou até cinco vezes mais barato que o metrô
subterrâneo, por exemplo. Se formos comparar com o VLT (Veículo Leve sobre
Trilhos) ou um monorail, é bem provável que chegue a um custo similar.
Em vez de rodas, o
trem utiliza levitação, trafegando silenciosamente, sem emitir poluentes. Por
ser uma linha experimental, o Maglev-Cobra transporta 10 passageiros por viagem
(podendo chegar até 30 pessoas) com uma velocidade de 10 km/hora. No entanto,
de acordo com Stephen, é possível conectar novos módulos, de 1,5 metro de
comprimento cada, e aumentar a capacidade do veículo, que, em percursos mais longos,
pode chegar a uma velocidade de 100 km/h. Por enquanto, o veículo tem quatro
módulos.
Confira cinco trens rápidos do mundo
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A primeira unidade do trem de alta
velocidade começou a operação na França em 1981. Atualmente o TGV POS, da
Alstom, pode chegar até a 575 km/h e opera em duas linhas no país
O trem elétrico chinês que opera em quatro
rotas no país, chegou a bater o recorde de velocidade, com 486 km/h. Ele opera
comercialmente numa velocidade de até 380 km/h
Trens Maglev Xangai, que podem chegar a 430
Km/h. Foi primeiro sistema de transporte urbano comercial a utilitar a
tecnologia de levitação eletromagnética, a mesma usada pelos pesquisadores da
UFRJ no Maglev-Cobra. Ele pode atingir até 430 Km/h
O trem contruído pela gigante Hyundai tem
uma capacidade de chegar a 350 km/h, mas opera com a velocidade de 305 Km/h.
Ele faz a viagem entre Seul e as cidades portuárias de Musan e Mokpo
O InterCity Express, ou ICE3, circula
pelo sul da Alemanha, e faz duas rotas: Frankfurt e Colônia, e Munique e
Nuremberg. O trem circula a 320 Km/h
Desde 2000, quando começaram as pesquisas
para a aplicação da levitação em transporte urbano, já foram investidos cerca
de R$ 15 milhões, segundo o corrdenador do projeto. A maior parte dos recursos
veio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) e do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
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