Trabalhadores da Linha 4 do metrô Rio finalizaram neste
sábado (21) a instalação de trilhos no último trecho escavado pelo Tatuzão, sob
o Alto Leblon. Entre a Barra da Tijuca e Ipanema – o chamado eixo olímpico – a
nova linha tem trilhos em toda a sua extensão, totalizando 26 quilômetros de
trilhos instalados.
Com isso, a execução dos serviços chega a 95% de conclusão.
Todas as cinco estações do trecho olímpico (Nossa Senhora da Paz, Jardim de
Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase final de
acabamento e já contam com acessos de passageiros, piso de granito, pastilhas
decorativas e painéis artísticos instalados. Construídas de forma a garantir a
acessibilidade dos passageiros, as estações terão rampas, elevadores adaptados
e escadas rolantes.
Os testes na nova linha metroviária tiveram início em
janeiro e ocorrem por fase. As subestações de energia e os sistemas
operacionais já estão sendo verificados, como as avaliações de sinalização nos
túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias. Além das escadas
rolantes e elevadores, os sistemas de ventilação e iluminação definitivos
também passam por avaliação.
Linha 4 vai transportar 300 mil pessoas por dia
A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar
qualidade de vida a milhares de cidadãos. Esta é uma obra do Governo do Estado
do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de
300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por
hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de
metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que
o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.
21/05/2016 – Agência Rio de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário