As obras civis do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) avançaram na Baixada
Santista. O governador Geraldo Alckmin visitou nesta quarta-feira (27) as
intervenções já finalizadas da décima estação do trecho Barreiros (Porto do
VLT) e terceira do trecho santista. Com a Estação Bernardino de Campos,
localizada na Av. Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, estão concluídos 7 km
dos 11,5 km previstos.
A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até a Estação
Bernardino de Campos. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre
esta estação e a Estação Pinheiro Machado.
“Estamos entregando mais uma estação e mais dois trens, o 13º e o 14º do
total de 22. Voltaremos em maio para inaugurar o pátio, o CCO (centro de
controle operacional) e o 15º trem do VLT. Em outubro começa a operação plena,
com funcionamento das 6h até a meia-noite, todos os dias”, disse Alckmin.
O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às
19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações
Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o
início da operação–teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil
usuários.
Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o
VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças,
José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes
e Pinheiro Machado, em Santos. As estações Ana Costa, Washington Luís,
Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São
Vicente, estarão operando até dezembro de 2016.
“Sobre a segunda fase, estamos terminando o projeto executivo e a
aprovação ambiental. E lançaremos a segunda fase com mais 14 estações, de
Conselheiro Nébias até Valongo”, explicou o governador.
Desembarcaram na Baixada Santista 14 VLTs. A chegada do 15º VLT está
prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do
total de 22 VLTs contratados. Características do VLT: 2,65m de largura por 44m
de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade
média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo,
facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
“A característica desse VLT é a automação, com 37km de cabo em cada
trem, 14 câmeras de vídeo, seis motores, todos com ar condicionado, 55
toneladas de aço. E ferrovia, via permanente elétrica, não polui, não tem
diesel, não tem fumaça. Portanto, um transporte de alta capacidade e
qualidade”, destacou Alckmin.
Integração
Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano
(SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus
municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Ocorrerá em duas etapas: com
as linhas intermunicipais, a previsão é junho de 2016 envolvendo,
preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de
400 metros ao longo da linha do VLT. Os serviços são operados com uma frota de
cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros por dia. A integração
com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016.
27/04/2016 – Governo do Estado de São Paulo
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