09/04/2018 - Folha de São Paulo
O trem recém-inaugurado por Geraldo Alckmin (PSDB) para
ligar a capital paulista ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP),
pode ser uma opção barata, mas a viagem completa pela rede sobre trilhos é
demorada e com transtornos aos usuários.
Um teste feito pela Folha no sábado (7) mostrou que, a
partir da avenida Paulista, esse deslocamento (incluindo caminhadas,
baldeações, espera em plataforma e tempo dentro do metrô e do trem) pode superar
duas horas.
A demora, além de ser maior que a do ônibus executivo, chega
a ser até três vezes a de quem faz essa viagem de carro, por meio de táxi ou
Uber.
O trem da linha 13-jade, da CPTM (Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos), passou a ser opção para ir a Cumbica no fim de março.
O trecho liga a estação Engenheiro Goulart, na zona leste, à
estação Aeroporto.
Por enquanto, ele ainda está em fase de testes, só aos
finais de semana, das 10h às 15h, com intervalos de até 30 minutos. Ao longo dos
próximos meses, haverá ampliação de dias, horários e de serviços —no segundo
semestre está previsto um trem expresso a partir da estação da Luz.
A expectativa pela rede de trilhos da capital ao aeroporto
de Cumbica vem desde 2002, quando Alckmin prometeu terminá-la até 2004.
O tucano, que renunciou ao governo na sexta (6) para se
candidatar à Presidência, fez uma maratona de inaugurações de estações
incompletas dias antes de sair do cargo.
CRONÔMETRO
O trajeto testado pela reportagem, com saída na av.
Paulista, em frente ao prédio da TV Gazeta, a partir das 10h30, foi feito com
quatro modalidades de transporte: metrô combinado com trem, táxi, Uber e ônibus
executivo.
O destino era a região de embarque do terminal 2 do
aeroporto de Guarulhos.
A demora para utilizar a nova linha 13-jade foi agravada por
outros obstáculos, como a necessidade de utilização de um micro-ônibus para
chegar nos terminais —apenas essa etapa já pode representar mais de 20 minutos.
O trajeto de metrô e trem levou 2h10min na ida e 1h49min na
volta. De carro, a demora foi de 38 e 50 minutos de táxi e de 53 e 58 minutos
de Uber (já contando a espera pelo veículo após ele ser chamado).
A viagem de ônibus executivo chegou a 1h55min e 1h50min, mas
agravada pela espera para a partida —já que todos os repórteres saíram no mesmo
horário, sem programação prévia para coincidir com a hora de saída desse
veículo. Sem isso, a viagem variou de 57 minutos a 1h16min.
O serviço Airport Bus Service tem saídas com horários fixos,
mas, aos fins de semana, existem menos opções, dependendo do ponto de partida.
Por outro lado, a opção pelo novo transporte público é,
disparada, a mais barata: R$ 4, com metrô e trem (o uso apenas deste último por
enquanto é gratuito, por estar em etapa de testes).
O ônibus executivo, segundo melhor preço, custa R$ 50 por
trajeto. A tarifa de Uber custou entre R$ 59 e R$ 73. De táxi, entre R$ 89 e R$
150.
TRANSFERÊNCIAS
Da estação Trianon, na linha 2-verde de metrô, ao destino
final, foram cinco baldeações, incluindo a mudança para um micro-ônibus
gratuito, operado pela GRU Airport, que leva aos terminais.
Nas trocas de trens, há percursos longos, como a mudança do
metrô para a CPTM na estação Brás. Só ali a caminhada levou sete minutos.
O trajeto de trem entre Engenheiro Goulart e Aeroporto levou
entre 14 e 15 minutos.
A maioria dos passageiros que a Folha encontrou era de
funcionários do terminal aéreo ou gente a passeio, para conhecer a nova linha.
Viajantes com malas eram raros.
Funcionário da CPTM, Cláudio do Nascimento, 47, saiu de
Osasco (Grande SP) com familiares e foi até a nova linha para conhecê-la. Ali,
posou para fotos na plataforma da estação e, no trem, fotografou os parentes e
registrou a rota pela janela.
“Viemos pela curiosidade. Nada mais do que apreciar a nova
estação, um novo meio para ir ao aeroporto”, disse. Ele afirmou ter gostado da
viagem, mas que esperou “bastante tempo” pelo trem.
O cozinheiro Wellington Moreno, 47, registrou tudo com um
tablet. “Quando for para Pernambuco, nas minhas próximas férias, vou pegar esse
trem”, disse.
Saindo da estação de trem, a espera pelo micro-ônibus que
levava aos terminais teve informações desencontradas.
No local, funcionários disseram que ele iria apenas ao
terminal 1. Depois, apenas ao 2 e ao 3. No fim, acabou parando em todos os
terminais.
Devido à deficiência de informação, na volta a reportagem
pegou um ônibus que iria ao terminal 1 e, dali, outro rumo à parada da CPTM.
Questionada, a CPTM ressaltou que a linha 13 está em
operação assistida. “Portanto, a comparação de tempos de viagem, neste momento,
com os meios de transporte que já operam comercialmente é prematura.” Em
relação ao micro-ônibus que vai ao terminal, disse ser uma responsabilidade da
concessionária do aeroporto.
- Fonte:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/04/rota-com-trem-de-alckmin-da-paulista-ate-cumbica-pode-levar-2-h.shtml
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