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12 de Abril de 2018
O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, informou que, por
falta de recursos financeiros, as obras de expansão do bonde de Santa Teresa
não têm previsão para acabar.
A informação foi passada, nesta
quarta-feira (11/04), durante audiência pública realizada pela Comissão
Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de
Janeiro (Alerj) que investiga as irregularidades da gestão pública no setor de
transportes.
Segundo Rodrigo, há planejamento,
estudos e o desejo de concluir as obras, mas os recursos ainda não chegaram.
“Enquanto a expansão não é feita, estamos trabalhando diariamente para oferecer
um serviço com qualidade, com os cinco bondes que operam no trecho que vai da
estação do Largo da Carioca até a Praça Odylo Costa Neto, passando pelo Largo
dos Guimarães, trecho central e com mais atrativos no bairro”, disse o
secretário.
Atualmente o custeio dos bondes é
feito com recursos da tarifa turística, R$ 20 (ida e volta). Esse valor cobre
as despesas com conta de luz, troca de peças, manutenção e carteirinha
para garantir a gratuidade dos moradores do bairro. “No primeiro trimestre
desse ano, a receita com a utilização do bonde foi de R$ 426.360,00, 42%
superior ao mesmo período do ano passado”, apontou Rodrigo Vieira. O secretário
disse ainda que o número de passageiros transportados também cresceu em relação
ao ano passado. “Houve um aumento de 40% no volume de passageiros. Nos últimos
15 meses, foram transportadas 300 mil pessoas, 25% gratuitas”, disse.
Em 2011, o bonde de Santa Teresa
descarrilou, deixando cinco mortos e 57 feridos. Em 2012, o governo publicou
dois editais, um previa a construção de 9,8 quilômetros de via e o outro, a
compra de 14 bondes. Até o momento, menos de quatro quilômetros foram
finalizados e apenas cinco bondes comprados.
Moradores contestam informações do
secretário
Moradores do bairro se mostraram
insatisfeitos com a atual situação dos bondes. O presidente da Associação de
Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Paulo Saad, disse que não
contemplar recursos no orçamento para finalizar as obras de expansão do bonde é
uma decisão política. “O que temos hoje é um sistema precário que tem uma
jornada diária pequena e um trecho limitadíssimo. Hoje o sistema de bondes
atende menos de 1/4 do que o bairro necessita”, reclamou.
Segundo Saad, os 2.776 moradores
cadastrados para utilizar gratuitamente o transporte comprovam que o bonde não
atende às necessidades do bairro. “Considerando que se tem 40 mil domicílios em
Santa Teresa, sem contar com as comunidades ao redor, podemos perceber que esse
transporte histórico, que tem a ver com a identidade de Santa Teresa, hoje não
contempla a população do bairro. No dia a dia de trabalho ninguém pode esperar
um intervalo de no mínimo 15 minutos para se deslocar e o trecho de operação do
bonde ainda é muito curto”, explicou.
Presidente da CPI quer ouvir
ex-secretário Julio Lopes
Presidente da CPI, deputado Eliomar
Coelho (PSol), convocou o deputado federal e ex-secretário de Transportes,
Julio Lopes, para uma oitiva nesta sexta-feira (13/04). “Ainda não tivemos
confirmação da presença do deputado. Para avançarmos, é importante ouvirmos o
que ele tem a dizer. Caso ele não compareça, a comissão vai procurar o
departamento jurídico da Alerj para saber que medidas podem ser tomadas”, disse
o parlamentar.
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