12/06/2018 - Metro Jornal
Realidade em apenas algumas das novas estações, as portas
nas plataformas, que impedem o acesso dos passageiros aos trilhos e abrem só no
espaço destinado para embarque e desembarque, vão se espalhar pelas linhas mais
antigas do Metrô.
O projeto da companhia prevê a instalação de 88 fachadas em
36 das estações mais movimentadas das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Os
pontos de parada com apenas uma plataforma (esquerda e direita), caso da
Conceição, terão dois conjuntos, um de cada lado. As estações com integração,
como Paraí- so e República, terão quatro. A Sé ganhará 8 fachadas. Na quarta
passada, o Metrô detalhou o projeto em audiência pública.
A expectativa é de que a licitação avance pelo segundo
semestre e o contrato seja assinado no começo do ano que vem. O vencedor terá
56 meses – quatro anos e meio – para instalar as portas e implantar simulador
de testes e centro de monitoramento. O valor do investimento não foi informado
pelo Metrô. No início do ano, o governo do estado publicou projeto de lei em
que pede autorização da Assembleia Legislativa para usar US$ 111 milhões (R$
408 milhões na cotação de segunda-feira) que sobraram de um financiamento da
linha 5-Lilás para usar na colocação das portas nas plataformas – que teria
gasto total de R$ 454,8 milhões, ainda de acordo com o texto.
Ganho de eficiência
“A porta de
plataforma aumenta a eficiência do Metrô, pois torna quase impossível que o
passageiro provoque qualquer interferência nos trilhos”. Por interferência,
Machado cita desde um lixo jogado até um acidente com vítimas que caem, são
empurradas ou tentam o suicídio. “Qualquer incidente assim pode provocar um
efeito cascata e atrasar todas as viagens e levar ao caos. Quando se reduz a
chance de incidentes, as viagens ocorrem dentro do planejado e o sistema
funciona melhor.” Como os pontos de parada mais antigos não foram desde o
início projetados para terem as portas nas plataformas, Machado acredita que as
obras podem demandar mais ajustes. “Além disso, como as estações estão em
funcionamento, o horário de trabalho ficará restrito à madrugada.”
- Fonte:
https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/06/12/portas-nas-plataformas-comecam-ser-instaladas-em-linhas-mais-antigas-metro-de-sp.html
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