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Formado
pela CCR e pela RuasInvest Participações, grupo apresentou oferta de R$ 160
milhões para administrar o ramal pelo período de 20 anos
13/03/19
O
Consórcio ViaMobilidade – Linha 15, formado pela CCR e pela RuasInvest
Participações, venceu a licitação de concessão da linha 15-Prata de monotrilho
no leilão realizado na tarde desta segunda-feira na sede da B3 (antiga
BM&FBovespa). O grupo ofertou o lance de R$ 160 milhões, o que representa
ágio de 0,59% sobre o valor de outorga mínimo atualizado de R$ 159 milhões,
conforme definido no edital.
A
operação e manutenção da linha 15, atualmente administrada pelo Metrô de São
Paulo, serão concedidas ao grupo pelo período de 20 anos. O valor do contrato é
estimado em R$ 4,7 bilhões, o que corresponde à soma das receitas tarifárias de
remuneração e de receitas não operacionais, como exploração comercial de
espaços livres nas estações. Ao longo de todo o prazo da concessão, o
concessionário deve investir R$ 345 milhões no ramal.
“O
nosso Governo em São Paulo é um governo liberal, que aposta na livre iniciativa
e que acredita que programas de concessões, parcerias público-privadas e
privatizações melhoram a condição e a qualidade do serviço público. Quando
falamos em transporte público falamos em atendimento à população mais carente
do nosso Estado e em especial aqui da Região Metropolitana de São Paulo.
Parabéns à CCR por ter acreditado e apostado em São Paulo e no Brasil”,
declarou o governador João Doria.
“O
monotrilho é um transporte de massa de qualidade e a concessão da operação da
linha 15-Prata é importante principalmente para os moradores da zona leste. Até
dezembro vamos entregar mais quatro estações para ampliar o acesso ao
transporte sobre trilhos”, destacou o secretário de Transportes Metropolitanos,
Alexandre Baldy.
O
trecho a ser concedido terá 11 estações de Vila Prudente a Jardim Colonial:
Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União,
Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial. A
concessão está dividida em duas fases, sendo a primeira de Vila Planalto a São
Mateus e a segunda até Jardim Colonial, cuja previsão de operação está
programada para o segundo semestre de 2021. No total serão mais de 15 km de
vias elevadas e áreas reurbanizadas com implantação de ciclovia e vegetação sob
a estrutura elevada do monotrilho, inclusive sob as estações, localizada nos
canteiros centrais.
“O
grande diferencial da CCR é a gestão. Sempre buscamos bons profissionais para
gerir nossos negócios e termos excelência operacional. Ao vencermos a licitação
das linhas 5 e 17, pesquisamos e estudamos profundamente o sistema de
monotrilho e contratamos os melhores especialistas para que estivéssemos
preparados para novas conquistas neste modal. É um projeto desafiador, mas
estamos preparados”, pontuou o presidente da CCR Mobilidade, Ítalo Roppa.
Linha
15-Prata – Com tecnologia de monotrilho, a linha 15 iniciou sua operação em
agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 km de
extensão, contando com o pátio de manutenção e estacionamento de trens. Em
abril do ano passado, foram entregues as estações São Lucas, Camilo Haddad,
Vila Tolstói e Vila União em mais 5,5 quilômetros de trilhos. Está prevista até
o final deste ano a entrega das demais estações, cujas obras complementares
estão em fase final de contratação. Ao todo, o Governo do Estado investe R$ 5,2
bilhões na construção do ramal. O ativo investido na implantação da linha e na
aquisição de trens não está incluso na concessão.
A
demanda estimada para a linha completa é de 405.460 mil passageiros por dia,
fazendo interligação com a rede metroferroviária pela linha 2-Verde do Metrô,
na estação Vila Prudente, e com três terminais integrados de ônibus, Vila
Prudente, Sapopemba (da SPTrans) e o terminal São Mateus do Corredor
Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP.
12/03/2019 – Metrô SP
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