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15/03/2019
Governador Rui Costa e comitiva do
Estado, participam da viagem de teste das novas estações do Metrô Linha 2 (Flamboyant,
Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga). Foto: Camila Souza/GOVBA
A
construtora Queiroz Galvão foi declarada vencedora da licitação para
implantação do Tramo 3, a extensão da Linha 1 do Sistema Metroviário
Salvador-Lauro de Freitas . A proposta vencedora foi divulgada nesta
quarta-feira (20), após análise documental, em sessão pública realizada no dia
19, na sede da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A vencedora
teve a concorrência de outras seis propostas. A partir de agora, as demais
concorrentes tem o prazo recursal de cinco dias para recorrer da decisão.
Classificado
inicialmente como primeiro colocado, o Consórcio CCINFRA-TSEA-EPC foi
inabilitado, sendo declarado vencedor a Queiroz Galvão, classificada em segundo
lugar. A proposta vencedora apresentou valor total de R$ 429. 963.057,00.
A
empresa será responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos básico,
executivo e “as built”, execução das obras civis e de urbanização, fornecimento
e implantação de sistemas de energia (rede aérea de tração e subestação),
trabalho técnico social para fins de desapropriação, além da pré-operação da
referida implantação.
O
trecho licitado parte de Pirajá, tem cerca de cinco quilômetros e prevê a
construção de duas estações metroviárias, sendo uma Estação Campinas,
localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra
Estação Águas Claras/Cajazeiras. O Tramo 3 será implantado pelo lado esquerdo
da Rodovia BR-324, no sentido Salvador – Feira de Santana, tendo início no KM-622,
em Pirajá, e final no KM-616, próximo ao viaduto de Águas Claras.
“A
ampliação do metrô é mais um compromisso firmado pelo Governo do Estado,
através da CTB e Sedur, e que passa a ser realidade. Salvador precisa de um
transporte público que atenda da melhor forma a população. O metrô é um grande
avanço e nos colocou em uma nova realidade, com um serviço de excelência, que
agora avançará ainda mais, atendendo a mais gente”, afirmou o presidente da
CTB, Eduardo Copello.
A
extensão da Linha 1 faz parte do planejamento global e estratégico para a
Região Metropolitana de Salvador (RMS) e se alinha a outros importantes
projetos de mobilidade em andamento do Governo do Estado, como a Avenida 29 de
Março, em implantação, e o novo complexo de integração intermodal a ser
implantado entre a BR 324 e a Via Regional, com a nova Estação Rodoviária
Intermunicipal.
Composto por duas linhas, com
extensão de 33 quilômetros já em operação, o Sistema Metroviário de Salvador e
Lauro de Freitas transporta diariamente mais de 350 mil passageiros. Com as
extensões do Tramo 3 da Linha 1 e o Tramo 2 da Linha 2, do Aeroporto até Lauro
de Freitas, o sistema chegará a 42 quilômetros.
13/03/2019 – CTB
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