22/04/2019
person O Povo
O prejuízo da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos
(Metrofor) somou R$ 180,90 milhões em 2018, 8,1% maior que o registrado em
2017, quando o déficit foi de R$ 167,34 milhões. De acordo com balanço
financeiro divulgado pelo Governo do Estado, desde que o Sistema Metroviário do
Ceará começou a operar comercialmente com a Linha Sul de Fortaleza, em outubro de
2014, a empresa acumula prejuízo de R$ 880,84 milhões. Também entram na conta o
VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) da Linha Oeste, que liga a Capital cearense
à Caucaia, e os metrôs do Cariri e Sobral.
Apesar de o lucro bruto do Metrofor, obtido pelas tarifas pagas pelos
passageiros, ainda estar longe de cobrir as despesas operacionais do
equipamento, a companhia comemora o aumento da movimentação de pessoas que
utilizam o sistema. Em 2018, por exemplo, a Linha Sul, que interliga Fortaleza
às cidades de Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana, recebeu 8,64
milhões de passageiros, número 32% maior que os 6,53 milhões contabilizados no
ano anterior. Considerando todos os ramais, foram mais de 13 milhões de
passageiros transportados. Nesse total, também está incluída a movimentação de
mais de 591 mil pessoas do VLT Parangaba-Mucuripe, em operação assistida desde
julho de 2017.
Mesmo com o sistema deficitário, a receita operacional do Metrofor, que
corresponde ao valor que a empresa recebe pela venda de seus produtos, cresceu
43,4% em razão da maior demanda de passageiros. Passou de R$ 18,52 milhões em
2017 para R$ 26,56 milhões em 2018. Por outro lado, ao longo desses 12 meses, a
valorização do Metrofor recuou 0,5%. O total geral do ativo da companhia, que
representa o conjunto de bens e direitos de uma organização, foi de R$ 1,89
bilhão para R$ 1,88 bilhão.
Em relação à Linha Sul, o Governo destaca que, no ano passado, foi
implantado um sistema de telecomunicações ao longo da ramal e nos trens. Também
observa o início do funcionamento de negócios não operacionais no equipamento,
por meio do fornecimento de diversos serviços, como lojas, exploração de mídia
e máquinas de vendas automáticas, com expansão prevista para 2019.
Além disso, aponta o projeto de envelopamento nas áreas externas dos
trens com informes publicitários. "Ainda na Linha Sul, foi inaugurada em
maio de 2018 uma área de lazer, com 127 metros quadrados, ao lado da Estação
Juscelino Kubitschek, com diversos brinquedos e equipamentos de ginástica, na
avenida João Pessoa", acrescenta.
Em março do ano passado, o Governo lançou edital da Proposta de
Manifestação de Interesse (PMI) que antecede a Parceria Público-Privada (PPP)
para a concessão do Sistema Metroviário do Ceará à iniciativa privada, que terá
o direito de operar e explorar as linhas, além de cumprir, a longo prazo, uma
agenda de manutenções e ampliações em todos os ramais. A expectativa era que o
edital para a PPP fosse publicado ainda em 2018. Mas, agora, a atual gestão
trabalha com prazo que pode se estender até 2020. O Governo ainda tenta
destravar a obra da Linha Leste, que ligará o Centro de Fortaleza ao Papicu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário