13/07/2022 RF Revista Ferroviária
A Alstom vai ampliar a linha do VLT do Rio em 700 metros em via dupla, entre a rodoviária do Rio de Janeiro e um terminal de BRT. A francesa assinou contrato com o VLT Carioca para o projeto que inclui, além da expansão de linha, a construção de uma nova estação (Terminal Gentileza), com quatro plataformas, o fornecimento do sistema APS para todo o trecho (1,4 km), uma subestação retificadora e adaptação de uma existente e implementação de toda a sinalização do trecho.
O VLT do Rio é
alimentado pelo sistema APS (Alimentação pelo Solo) fornecido pela Alstom. Ele
é composto por duas sapatas localizadas na parte inferior do trem e, quando o
veículo passa pelo local onde estão instalados os equipamentos Power Box
acontece a energização dos segmentos de trilhos APS e a consequente alimentação
do veículo. Existe ainda um conjunto de supercapacitores que armazena e fornece
energia ao veículo nos locais sem os trilhos energizáveis ou em caso de falha
localizada, até o próximo ponto de energização, o que elimina a necessidade de
fios externos e, consequentemente, valoriza a arquitetura e a paisagem da
cidade.
A expansão deverá
permitir um aumento de aproximadamente 40% no número de passageiros, além de
abrir caminho para futuras ampliações do sistema na região de São Cristóvão,
bairro da zona norte do Rio de Janeiro, diz a Alstom em nota.
Inaugurado para as
Olimpíadas de 2016, o VLT do Rio é dividido entre três linhas (com 29 paradas)
e possui uma frota de 32 trens com capacidade para 420 passageiros cada.
https://revistaferroviaria.com.br/2022/07/alstom-fecha-contrato-para-expansao-do-vlt-carioca/?utm_campaign=newsletter_13-07-2022-_diariamente_-_le_e_ld&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
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