07/06/2022 Metrô CPTM Notícias da Imprensa
Linha 16-Violeta foi destaque internacional (Jean
Carlos)
Metrô
CPTM – O Metrô
de São Paulo ganhou destaque internacional com o projeto da futura Linha
16-Violeta. Na última quarta-feira (1) ocorreu em Berlim, na Alemanha, o
International Sustainable Railway Awards (ASRI), promovido pela União
Internacional das Ferrovias (UIC).
A Linha 16-Violeta
foi um dos três projetos selecionados na categoria “Melhor uso de tecnologia de
baixo carbono”. Além disso, o projeto do Comitê de Gerenciamento de energia
também foi reconhecido entrando na categoria ”Melhor adaptação e resiliência às
Mudanças Climáticas”.
O
novo tramo metroviário surge a partir da substituição do trecho leste da Linha
6-Laranja. A previsão é de que o novo ramal subterrâneo tenha aproximadamente
21,8 km de extensão e demanda prevista de 630 mil passageiros por dia.
Destaques
O projeto da Linha
16-Violeta ainda está em elaboração pelo Metrô e incorporará uma série de
inovações. Uma das principais novidades tecnologicas é o uso do “TBM 4” para a
construção dos túneis.
O tatuzão utilizado
para a escavação de parte considerável da Linha 16 deverá ter diâmetro de
aproximadamente 14 metros. Originalmente o tamanho da tuneladora seria de
aproximadamente 15,8 metros, mas Metrô conseguiu realizar, em um trabalho
conjunto com diversas equipes, um equacionamento da disposição de equipamentos,
Uma das vantagens na
construção de uma linha com uma tuneladora dessa envergadura é a possibilidade
de construir em um mesmo túnel as estruturas de via e também de plataformas,
que se apresentarão como sobrepostas, ou seja, uma sobre a outra. Cabe citar
que a capacidade de transporte e o gabarito dos trens poderá ser mantido.
Segundo informações
obtidas pelo site, o TBM 4 seria utilizado entre as futuras estações Regente
Feijó e Oscar Freire, trecho que corresponderia a aproximadamente 12 km. O terreno
entre os dois pontos é favorável para adoção dessa solução.
O projeto em estudo
pelo Metropolitano possui cerca de 33 km de extensão e previsão de frota com 71
trens. Essa informação indica que existe a possibilidade de extensão da linha
de forma que possa atender a pontos mais distantes e ampliar as possibilidades
de integração com outras linhas do sistema.
Com a construção dos
túneis de grande diâmetro será possível obter uma redução de custos para a
construção de pátios. Somente com o trecho de 12 km ao longo da linha será
possível estacionar até 23 trens, o que representa, além de uma economia
significativa de energia, a possibilidade de adotar melhores estratégias
operacionais.
Além do espaço para
os trens, poderão ser alocados salas técnicas e equipamentos de apoio como
máquinas para a lavagem de trens. Dessa forma, a Linha 16-Violeta, que contaria
com 2 ou 3 pátios para apoio, poderá ter apenas com uma única base para a
realização de serviços pesados.
Sob o ponto de vista
energético a Linha 16-Violeta também desponta de forma positiva. O uso dos
elevadores de alta capacidade em estações de menor demanda possibilita a
economia de energia. Segundo estudos, o consumo de energia desses elevadores
representa 10% do gasto de uma escada rolante. Isso representa uma economia
significativa de energia nas estações.
Existe também a
proposta para a instalação de painéis solares ao longo das estruturas da linha.
Estações, VSEs e pátios para manutenção estariam contemplados somando um valor
superior a 230 mil m².
A implantação desses
painéis poderiam suprir 100% do consumo de energia de todas as estações e do
pátio, além de diminuir o valor consumido pelos trens. Ao todo a instalação
deste sistema de apoio representa uma economia global de 38% de todo o consumo
energético da Linha 16-Violeta, com a possibilidade de amortização ao longo de
aproximadamente cinco anos de uso.
O projeto da Linha
16-Violeta visa trazer, além de importantes atualizações tecnológicas, uma nova
maneira de se construir metrô. O foco na economia de energia está alinhada com
uma agenda sustentável que pretende não só reduzir os custos de operação da
linha, mas poupar recursos naturais, promovendo ainda mais qualidade de vida.
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