O consórcio Expresso VLT Baixada Santista, formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda, poderá ser homologado e assinará contrato com o Governo do Estado para iniciar os trabalhos em até 30 dias. A empresa foi anunciada, nesta sexta-feira, como vencedora da licitação para as obras de implantação da primeira etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.
“É o tempo necessário para tomar as providências, mobilizar gente e maquinário para o canteiro de obras”, frisa o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior. O consórcio vitorioso apresentou o menor preço entre os cinco participantes da concorrência pública: R$ 313,5 milhões.
Este era o quesito necessário para ter o direito a executar a fase que vai de Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. São 9,5 quilômetros de extensão. Com exceção dos veículos (trens) e da parte de sinalização e energia, que já foram comprados, o consórcio terá a obrigação de implantar todos os detalhes previstos no projeto.
“Via permanente, rede aérea, o alargamento do túnel, as nove pontes de transposição. Fará toda a infraestrutura necessária para o VLT, incluindo as edificações, obras de arte, a demolição do Viaduto Emmerich, a construção do novo viaduto e as estações”, explica o diretor-presidente da EMTU.
Outra etapa
Ainda existe a segunda etapa da obra, da Avenida Conselheiro Nébias até o Valongo, que será alvo de uma outra licitação. O trecho de sete quilômetros, passando pelo Porto, está em fase de licenciamento ambiental. “A nossa estimativa é que até maio se publique o edital desse segundo trecho, estimado em R$ 250 milhões”, diz o representante da EMTU.
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