03/03/2017Notícias do Setor ANPTrilhos
Cerimônia de
inauguração da Linha 1 da Trensurb aconteceu em 2 de março de 1985. Em 32 anos,
empresa transportou 1,32 bilhão de passageiros, com tarifa social, utilizando
energia limpa e renovável.
Há 32 anos, no dia 2 de março de 1985,
a Linha 1 da Trensurb era inaugurada em ato solene. Dois dias depois, o sistema
metroviário abria definitivamente as suas portas à população com o início da
operação comercial. Instituída por meio do Decreto Federal nº 84.640, de 17 de
abril de 1980, a Trensurb já transportou 1,32 bilhão de passageiros nesses 32
anos de funcionamento do metrô, contribuindo no desafogamento do tráfego
rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das vias públicas
e do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e renovável, a Trensurb
promove ainda a redução da poluição ambiental.
Em 2016, a Trensurb transportou
56.161.503 usuários, o que equivale a uma média de 4.680.125 passageiros
mensais. Em 2015, haviam sido transportados 57.554.522 passageiros. Durante o
ano passado, a média de usuários transportados por dia útil foi de 186.343. No
dia 7 de dezembro, o metrô gaúcho atingiu seu recorde de passageiros em 2016,
com 214.550 embarques.
Por duas vezes no ano, a demanda mensal no metrô ultrapassou os cinco
milhões de passageiros. Em março, foram 5.007.309 usuários transportados e, em
agosto, foram 5.017.881. As estações que registraram, em 2016, o maior número
de embarques no metrô foram Mercado (8.528.337), Canoas (5.404.407), Rodoviária
(4.339.904) e Sapucaia (4.332.560). Em 2016, 1.037.066 passageiros utilizaram a
linha metrô-aeroporto do aeromóvel, operada pela Trensurb. A média foi de 3.131
usuários por dia útil. No ano anterior, 1.140.802 passageiros haviam utilizado
o modal.
32 anos de história
32 anos de história
A Trensurb foi criada, em 1980, para
implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região
Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e atender, diretamente, as populações dos
municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e
Novo Hamburgo.
Começou a ser idealizada a partir de
1976, através de estudos desenvolvidos pelo GEIPOT (Grupo Executivo de
Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de
Transportes ), que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na
BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios
mencionados de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior
rapidez, segurança e conforto.
Entre os anos de 1980 e 1985 foram
realizadas as obras necessárias para a implementação da via, como colocação de
trilhos, dormentes, rede elétrica aérea e demais obras necessárias à
reorganização do tráfego de veículos. A primeira etapa implantada atingiu quatro
dos seis municípios previstos pelo projeto original, de Porto Alegre a Sapucaia
do Sul, totalizando 27 km de linha e contando com 15 estações.
Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de
São Leopoldo, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a
Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais
duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo
Hamburgo. Em maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três
estações no município hamburguense: Industrial/Tintas Killing, Fenac e Novo
Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma extensão de 43,8 quilômetros.
Foto: Arquivo Trensurb
02/03/2017 –
Trensurb
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