O investimento do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na
manutenção e na expansão da rede de metrô na capital caiu 30% no ano passado.
Balanço da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) mostra que a estatal
investiu R$ 2,34 bilhões em 2016, menor valor em cinco anos. Em 2015, o aporte
foi de R$ 3,3 bilhões, em valores corrigidos pela inflação.
A queda, segundo o Metrô, se explica por dois fatores: o
avanço físico das obras para uma etapa que exige menos recursos, como a
extensão da Linha 5-Lilás, que deve ter 9 das 10 estações concluídas neste ano;
e a paralisação temporária das obras das linhas 4-Amarela e 17-Ouro
(monotrilho) após rompimento de contrato com as empreiteiras. Para este ano, o
plano é investir R$ 3 bilhões.
O balanço do Metrô revela ainda que, em 2016, a companhia
transportou 10,3 milhões de passageiros a menos, totalizando 1,1 bilhão de
usuários. A média nos dias úteis caiu 2,4%, de 3,8 milhões para 3,7 milhões de
passageiros, a menor em cinco anos. Segundo a companhia, a queda foi reflexo da
recessão.
Por outro lado, o Metrô registrou um aumento de 112% nos
subsídios repassados pelo governo pelas gratuidades oferecidas pela companhia a
desempregados, idosos, estudantes e passageiros com deficiências, que chegou a
R$ 598 milhões no ano passado. O aumento, segundo a estatal, é consequência da
redução da isenção para idosos a partir de 60 anos e da adoção do passe livre
estudantil a partir de 2014 e 2015, respectivamente.
Investimentos. A obra de extensão de 10,9 km da Linha
5-Lilás, da Estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin, na zona sul, foi a
que recebeu o maior volume de investimentos (R$ 1,2 bilhão). O Metrô prevê
inaugurar as Estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin em julho e
outras seis até o fim do ano. Já a Estação Campo Belo ficou para 2018.
O segundo maior investimento (R$ 518 milhões) foi feito nas
obras da Linha 15-Prata, o monotrilho da zona leste, que também havia sido
prometido para 2014 com 26,6 km de extensão e 18 estações até Cidade
Tiradentes, mas foi reduzido e agora deve ser concluído com 15,3 km até
Iguatemi, em 2021.
Já as obras das Linhas 4 e 17, retomadas no segundo semestre
de 2016 após rompimento de contrato com as empreiteiras, receberam os menores
investimentos: R$ 147 milhões e R$ 137 milhões, respectivamente. Inicialmente
prevista para 2014, a Linha 17 (Congonhas-Morumbi) deve entrar em operação em
2019 com menos da metade da extensão. Já a extensão da Linha 4 ficou para 2020.
Neste ano, o Metrô prevê entregar as Estações Oscar Freire e
Higienópolis-Mackenzie.
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