29/03/2017 - O Globo
Em vez de avançar para o Recreio, a expansão da Linha 4 do
metrô pode tomar o rumo de Jacarepaguá. Ou seja, do Jardim Oceânico seguiria
pela Avenida das Américas até o Terminal Alvorada, na Barra, pegando a Avenida
Ayrton Senna. A informação é do subsecretário de Projetos Estratégicos do
município, André Marques. Segundo ele, o traçado vai depender de estudos de
demanda e da estimativa de quanto poderia ser arrecadado com a venda de
Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).
ESTAÇÃO GÁVEA ESTÁ
PARADA
O governo do estado e a prefeitura querem viabilizar o
projeto de prolongamento da Linha 4 sem custos para o setor público, por meio
de Cepacs. A operação prevê a criação de um fundo com recursos da venda desses
certificados, que dariam direito de construção na Ayrton Senna e na Américas,
acima do gabarito. Mas a proposta tem opositores. Luiz Afonso Senna, professor
da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não vê
sentido na implantação de metrô onde há BRT, que tem a mesma função:
— Falta é planejamento de transporte. Mais importante seria
concluir a Estação Gávea.
Secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira afirma
que são situações diferentes e, no caso da Gávea, é preciso resolver pendências
com o Tribunal de Contas do Estado. Em novembro, o órgão reprovou as contas da
Linha 4, com base numa auditoria de seu corpo técnico. Segundo Marques, não há
estudos sobre o uso de Cepacs para concluir as obras na Gávea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário