15/08/2017 - Gazeta de Taubaté
O estudo de viabilidade do Trem Intercidades, projeto para
interligar o Vale do Paraíba às principais regiões metropolitanas de São Paulo,
está em fase final de atualização e sofrerá mudanças para redução de custos.
O projeto será viabilizado por meio de uma PPP (Parceria
Público-Privada) de US$ 5,4 bilhões (R$ 17 bilhões). O Estado precisa entrar
com US$ 1,8 bilhão (R$ 5,7 bilhões), dinheiro que hoje não existe nos cofres
públicos.
Para resolver esse impasse, a EDLP (Estação da Luz
Participações), responsável pelo estudo de viabilidade, entrega neste segundo
semestre uma atualização do projeto original, concluído há cinco anos.
A ideia é propor que a empresa vencedora da licitação para o
Trem Intercidades também explore uma das linhas da CPTM (Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos). Dessa maneira, o Estado não precisaria dar R$ 5,7
bilhões.
Os detalhes da atualização do projeto foram apresentados em
seminário sobre o tema na última sexta-feira, em Limeira. “Uma das hipóteses
estudadas para reduzir o aporte [do Estado] é colocar o serviço prestado pela
CPTM junto com o Trem Intercidades, que passaria a ter dois níveis de serviço:
o transporte metropolitano, com diversas paradas e tarifa da CPTM, e o serviço
intercidades, que é um trem expresso, com outro nível de serviço, menos
paradas”, disse o diretor comercial da EDLP, Roberto Meira.
“Isso vai permitir uma redução no investimento. Em vez de
fazer seis vias, como estávamos prevendo [duas já existem], a gente vai juntar
CPTM e Trem Intercidades, possibilitando ter menos investimento em via
permanente. Hoje, com tecnologia, você consegue operar diversos trens em poucas
vias, com os pátios de cruzamento”, completou.
O projeto ferroviário vai interligar as regiões
metropolitanas de Campinas, São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada
Santista. Campinas foi escolhida para iniciar o projeto por ter maior demanda:
68.384 passageiros ao dia.
A RMVale vem em seguida, com 48.392 usuários ao dia. Baixada
Santista (32.564) e Sorocaba (20.440) aparecem na sequência. O trecho do Vale,
no entanto, será o último a ser concluído.
PRAZOS
A implantação do trem foi anunciada pelo Estado em novembro
de 2012. Cinco anos depois, o projeto ainda está emperrado. A entrega deveria
ocorrer em 2016. Em maio deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) viajou
aos Estados Unidos para tentar vender o projeto a investidores.
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