24/02/2018 - Diário do Transporte
O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira, dia 23 de
fevereiro, um pacote de investimentos para o estado do Ceará no total de R$
1,73 bilhões. Estavam presentes na solenidade o governador Camilo Santana, o
presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, e o ministro das
Cidades, Alexandre Baldy.
Do valor de R$ 1,73 bilhões, a maior parte está destinada à
Linha Leste do Metrô de Fortaleza, com R$ 673 milhões, como contrapartida da
União para a obra.
O restante dos recursos do pacote anunciado ontem será para
a execução de ações de moradia, sistemas de abastecimento de água, saneamento
básico, urbanização, entre outros.
Com o anúncio ontem da liberação da contrapartida do Governo
Federal, somado ao valor a ser investido pelo Estado no momento, o governador
Camilo Santana anunciou que pretende dar início à construção da primeira etapa
do percurso (Centro – Papicu). A obra estava prevista para ser concluída em
novembro de 2018, mas o cronograma está atrasado devido a paralisações.
No pacote de investimentos anunciado ontem há também o
montante de R$ 48 milhões destinado para implementação do BRT e outras obras em
Fortaleza.
Na solenidade em que foi anunciado a liberação de recursos
da União, o governador Camilo Santana confirmou que busca agora garantir a
parte dos recursos do Estado para as obras da Linha Leste do Metrô. Ele
solicitou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) a
renovação do empréstimo no valor de cerca de R$ 1 bilhão.
“Nós estamos fechando com o BNDES a renovação do empréstimo
de R$ 1 bilhão e eles já autorizaram a gente a relicitar a obra. Pretendemos
iniciar a construção em breve. É uma obra importante para a mobilidade de
Fortaleza. Integrando com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que está sendo
construído e a Linha Sul do Metrô, entregaremos a Fortaleza, quem sabe, o
melhor sistema integrado metroviário das capitais brasileiras”.
LINHA LESTE DO METRÔ
A Linha Leste do Metrô de Fortaleza, obra orçada em R$ 2,3
bilhões, avançou apenas 1% desde que o contrato foi assinado no final de 2013,
e até o anúncio da liberação da contrapartida da União não tinha previsão de
retomada.
A Linha Leste, que fará a conexão do Centro da capital com o
bairro Edson Queiroz, foi assumida em outubro de 2013 pelo consórcio
Cetenco-Acciona, vencedor da licitação.
Em 2015, a Cetenco, líder do consórcio, abandonou o
empreendimento alegando atrasos no pagamento por parte do governo do estado. Em
seu lugar entrou a Construtora Marquise S/A.
As obras que deveriam encerrar em novembro de 2018,
atravessaram o ano de 2017 abandonadas. As peças de quatro tatuzões – máquinas
tuneladoras usadas para perfuração dos túneis, estão abandonadas em um dos
canteiros de obras, expostas às condições do tempo.
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