A Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente. A linha é também chamada de Linha da Paulista, por percorrer a Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros de São Paulo. Apesar de ser chamada de Linha 2, ela foi a terceira a ser construída — a segunda, na verdade, foi a Linha 3 - Vermelha.
Vila Prudente ↔ Cidade Tiradentes
Foi estudada a implantação de um sistema de monotrilho semelhante ao Monotrilho de Tóquio. Em maio de 2009 uma comitiva conjunta da Prefeitura e do estado de São Paulo visitou esse sistema. Em 6 de novembro de 2009 foi aberta a licitação internacional visando à construção do sistema de monotrilho e as suas obras foram iniciadas em 23 de novembro de 2009, no trecho Vila Prudente-Oratório. Segundo o metrô, o sistema contará com 23,8 km de extensão entre a estação Vila Prudente e Cidade Tiradentes, 17 estações (Oratório, São Lucas, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial, Iguatemi, Jaquiriça, Bento Guelf, Érico Semer, Márcio Beck e Cidade Tiradentes) e 54 trens , cada um com capacidade para o transporte de 1000 passageiros. A linha transportará cerca de 510 mil passageiros por dia.
O Metrô de São Paulo planeja construir uma linha de monotrilho entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, em
substituição ao projeto anterior – continuação do corredor de ônibus Expresso Tiradentes (ex-Fura Fila).
A linha completa até Cidade Tiradentes, com 17 estações e 24,54 km de extensão, está prevista para ser entregue em fins de 2015.
Estima-se que 550 mil usuários serão transportados por dia quando a obra estiver totalmente concluída.
O modelo do monotrilho foi escolhido por ser o de menor impacto visual, ambiental e sonoro. Além disso, exige menos desapropriações, não
interferindo no trânsito, sendo mais amigável urbanisticamente. O traçado da via elevada acompanhará a Av. Professor Luis Ignácio de
Anhaia Mello, seguindo pela Av. Sapopemba, Av. Ragueb Chohfi e estrada do Iguatemi, tendo ponto final as proximidades do Hospital de
Cidade Tiradentes.
O Metrô abriu concorrência internacional em novembro de 2009 para a construção do prolongamento da Linha 2-Verde (Vila
Madalena—Vila Prudente) em forma de monotrilho elevado. A licitação foi considerada fracassada em junho de 2010 pelo não atendimento
das proponentes às condições do edital. Orçada em 2 bilhões de reais, a oferta de valor mais baixo foi de 2,8 bilhões. Uma nova
concorrência foi aberta em julho de 2010 com valores e prazos mais realistas. O vencedor da licitação será responsável pelo projeto,
fabricação, fornecimento e implantação do sistema e aquisição de 54 trens.
substituição ao projeto anterior – continuação do corredor de ônibus Expresso Tiradentes (ex-Fura Fila).
A linha completa até Cidade Tiradentes, com 17 estações e 24,54 km de extensão, está prevista para ser entregue em fins de 2015.
Estima-se que 550 mil usuários serão transportados por dia quando a obra estiver totalmente concluída.
O modelo do monotrilho foi escolhido por ser o de menor impacto visual, ambiental e sonoro. Além disso, exige menos desapropriações, não
interferindo no trânsito, sendo mais amigável urbanisticamente. O traçado da via elevada acompanhará a Av. Professor Luis Ignácio de
Anhaia Mello, seguindo pela Av. Sapopemba, Av. Ragueb Chohfi e estrada do Iguatemi, tendo ponto final as proximidades do Hospital de
Cidade Tiradentes.
O Metrô abriu concorrência internacional em novembro de 2009 para a construção do prolongamento da Linha 2-Verde (Vila
Madalena—Vila Prudente) em forma de monotrilho elevado. A licitação foi considerada fracassada em junho de 2010 pelo não atendimento
das proponentes às condições do edital. Orçada em 2 bilhões de reais, a oferta de valor mais baixo foi de 2,8 bilhões. Uma nova
concorrência foi aberta em julho de 2010 com valores e prazos mais realistas. O vencedor da licitação será responsável pelo projeto,
fabricação, fornecimento e implantação do sistema e aquisição de 54 trens.
Implantação
O monotrilho da linha 2 - Verde deverá ser implantado em 3 fases:
O monotrilho da linha 2 - Verde deverá ser implantado em 3 fases:
1. Na primeira fase, prevista para entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2013, a Linha 2 - Verde deve ser implantada entre a estação Vila Prudente e o terminal São Mateus, num trecho de 13,06 km, com dez estações;
2. Na segunda fase, prevista para operar em 2014, deverão ser implantados os 11,48 km finais, mas apenas com as estações Jacu-Pêssego, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes;
3. A terceira fase entrará em operação até o final de 2015 com as estações Iguatemi, Jequiriçá, Érico Semer e Márcio Beck.
Demanda:
· Fase 1 (Vila Prudente—São Mateus): 339.820 usuários/dia;
· Fase 2 (Vila Prudente—Hospital Cidade Tiradentes sem quatro estações intermediárias): 499.260 usuários/dia (+159.440);
· Fase 3 (Vila Prudente—Hospital Cidade Tiradentes completa): 550.320 usuários/dia (+51.060).
Dados operacionais:
· Headway (intervalo) mínimo de 108 segundos na primeira fase e 90 segundos nas demais; headway máximo de 300 segundos (5
minutos), independente de dia ou horário;
minutos), independente de dia ou horário;
· O carregamento, em regime normal de operação, deverá ser de 33.330 passageiros por hora e por sentido na primeira fase, 39.816 na
segunda e 40.278 na terceira;
segunda e 40.278 na terceira;
· A velocidade comercial deverá ser de 35km/h. A velocidade operacional máxima deverá ser de pelo menos 80km/h.
Frota:
· Os trens deverão ter capacidade para transportar no mínimo 1000 passageiros, sendo pelo menos 12% sentados; comprimento
limitado em 90 metros;
limitado em 90 metros;
· Fase 1 (Vila Prudente—São Mateus): 27 trens;
· Fase 2 (Vila Prudente—Hospital Cidade Tiradentes sem quatro estações intermediárias): 44 trens (+17);
· Fase 3 (Vila Prudente—Hospital Cidade Tiradentes completa): 54 trens (+10).
Pátios:
1. Pátio Oratório, entre as estações Oratório e São Lucas; construído na primeira fase; capacidade para 28 trens;
2. Pátio Ragueb Chohfi, entre as estações Jacu-Pêssego e Érico Semer; construído na segunda fase; capacidade para 30 trens.
Outras características:
· Os trens deverão ter ar refrigerado e engates automáticos;
· A operação deverá ser UTO - Unattended Train Operation;
· Vias e estações em elevado – altura entre 12 e 15 m;
· Duas subestações primárias para a alimentação do sistema: uma entre as estações São Lucas e Camilo Haddad e outra entre as
estações Iguatemi e Jequiriçá;
estações Iguatemi e Jequiriçá;
· Portas de plataforma em todas as estações.
O prolongamento da Linha 2-Verde, Sistema Monotrilho, no Trecho Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, prevê a construção de 24,525 km de via, 17 estações, dois pátios e aquisição de 54 trens. O valor total é de cerca de R$ 4,6 bilhões, dos quais R$ 922 milhões provenientes de operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
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