O VLT de Brasília, Metrô Leve de Brasília ou Metrô de Superfície de Brasilia , ainda em fase de construção, será um meio de transporte baseado no sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT), e tem como objetivos desafogar o fluxo de veículos, e incrementar o sistema público de transporte no Plano Piloto. O sistemas será operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O Projeto completo tem como intuito ligar o Aeroporto de Brasília ao Terminal da Asa Norte, através da via W3, e também ligará todo Eixo Monumental.
O sistema será formado por duas linhas, sendo que a primeira partirá do Aeroporto e passará pelo Terminal Rodoviário da Asa Sul, pela via W3 Sul e W3 Norte, até chegar ao Terminal da Asa Norte localizado no fim da Asa Norte, totalizando um percurso de aproximadamente 22,6 km. E a segunda linha fará a ligação de todo Eixo Monumental, e ligará vários pontos turísticos da Cidade, como a Praça dos Três Poderes, a Esplanada dos Ministérios, a Torre de TV, o Estádio Mané Garrincha, e o Memorial JK, num percurso de aproximadamente 6,3 km.
Os veículos a serem utilizados terão capacidade de transportar até 570 passageiros por veículo, e o sistema terá capacidade transportar até 120 mil passageiros por dia. Os veículos circularam numa velocidade comercial de 30 km/h, e numa velocidade máxima de 70 km/h. E o tempo de espera em cada estação será entre três e quatro minutos.
Obras de Construção
O primeiro trecho do VLT de Brasília a ser construído teve suas obras iniciadas em setembro de 2009 e fará a ligação do Terminal Asa Sul à quadra 502 Norte, num trajeto de 8,7 km e 11 estações. Esta fase da obra está orçada em R$ 780 milhões. O término da construção deste trecho deveria ocorrer até o final de 2010. No entanto, a obra foi paralisada pela Justiça em setembro de 2010. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que o contrato para construção do VLT fosse anulado, por suspeita de irregularidade na concorrência pública.
Em abril de 2011, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal anulou a concorrência, que havia sido realizada em 2009. O Governo do Distrito Federal anunciou que fará uma nova licitação para o VLT.
Este trecho entre o Terminal Asa Sul e a quadra 502 Norte, bem como os demais trechos da linha 1 (um que ligará o Terminal Asa Sul ao Aeroporto, e outro que ligará a 502 Norte ao Terminal Norte), têm previsão de entrega para 2014.
Linha
|
Terminais
|
Extensão (km)
|
Estações
|
Duração das viagens (min)
|
Funcionamento
|
1
|
Aeroporto ↔ Terminal Asa Sul - (Integração com o Metrô de Brasília)
|
6,3
|
4
|
------
|
Em Construção
|
2
|
Terminal Asa Sul ↔ Terminal Asa Norte(via W3)
|
18,3
|
20
|
------
|
Em Estudos
|
3
|
Pç. dos 3 Poderes ↔ Memorial JK - (Via Esplanada e Eixo Monumental)
|
6,3
|
7
|
------
|
Em Estudos
|
O projeto da Linha 1 contará com 25 estações e 3 trechos:
- AEROPORTO - TERMINAL DA ASA SUL - 6,5 km
- TERMINAL DA ASA SUL - 502 NORTE - 8,7 km
- 502 NORTE - TERMINAL DA ASA NORTE - 7,4 km
O Metrô Leve de Brasília (VLT) vai transportar cerca de 120 mil passageiros por dia – estimativa retirada do número de passageiros que circulam de ônibus hoje na W3 – e diminuir em 30% o fluxo de veículos de passeio.
- Velocidade máxima: 70 km/h
- » Velocidade comercial (média): 30 km/h
- » Veículo com 2,65 m de largura
- » 44 metros de comprimento (extensível para 54 m)
- » Capacidade de 550 passageiros/veículo
- » Estimativa de 12 mil passageiros/hora/sentido no pico, por dia
O trajeto completo ligará o Aeroporto Internacional Juscelino Kubtschek ao Terminal da Asa Norte e deveria ficar pronto em 2014, ano da Copa do Mundo.
Linha 1
Trecho 1: Aeroporto - Terminal Asa Sul - 6,5 km
Trecho 2: Terminal Asa Sul - 502 Norte (prioritário) - 8,7 km
Trecho 3: 502 Norte – Terminal da Asa Norte - 7,4 km
Linha 2: Eixo Monumental
Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD): uma excelente notícia sobre o financiamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em fase final de negociação, o empréstimo de 134 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões) está concretizado e pronto para a assinatura do contrato entre a instituição e o governo. Os recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento deverão financiar 40% das obras do VLT na W3 Sul.
Respeitado este cronograma, o custo da obra - R$ 1,55 bilhão - não teria de ser revisto, pois assim não seria preciso que os canteiros operassem de noite, quando a hora extra é 50% mais cara. Como o VLT é uma obra "linear", diversos trechos podem ser construídos ao mesmo tempo, o que reduz o tempo de execução do empreendimento, mesmo com o trabalho sendo feito só durante o dia. Deste R$ 1,55 bilhão previsto, R$ 1 bilhão será usado para custear o trecho entre o aeroporto e o início do setor Norte. O restante será investido nos trilhos até o fim da Asa Norte.
A obra do VLT candango começou em dezembro de 2009, mas só 2% do cronograma foram executados até o momento. A empreitada está suspensa por decisão da 7ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal. Não há previsão de prazo para sua retomada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário