1. TransCarioca
Sistema: BRT
Ligação Aeroporto Internacional do Galeão / Barra da Tijuca:
1ª etapa: Alvorada / Penha
2ª etapa: Penha / Galeão
Extensão: 39 km (originalmente eram 28 km)
Investimentos: o corredor viário deve custar R$ 790 milhões; somando-se o valor das desapropriações, de R$ 300 milhões, o gasto total ultrapassará R$ 1 bilhão.
2. TransOeste
Sistema: BRT
Ligação: a via começará na altura da estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô. passará pela Serra da Grota Funda através de um túnel e depois chegará ao bairro de Guaratiba, seguindo por mais 15 km aproximadamente. Terminaria na confluência com a Estrada da Pedra, já quase chegando ao bairro de Santa Cruz, porém, posteriormente, foi extendida até Campo Grande. Será interligada à TransCarioca no terminal Alvorada e terá ligação também com a TransOlímpica.
Extensão: no trecho inicial, que ligará a Barra da Tijuca à Santa Cruz, terá 32 km.
Investimentos: R$ 692,1 milhões.
3. Monotrilho da Linha2 Verde do Metrô de São Paulo
Sistema: Monotrilho
Ligação: continuação da Linha 2 do metrô entre Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes; este projeto substituirá o projeto anterior do corredor de ônibus Expresso Tiradentes (ex-Fura Fila).
O projeto deverá ser implantado em 3 fases:
- Na primeira fase, prevista para entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2013, a Linha 2 - Verde deve ser implantada entre a estação Vila Prudente e o terminal São Mateus, num trecho de 13,06 km, com dez estações;
- Na segunda fase, prevista para operar em 2014, deverão ser implantados os 11,48 km finais, mas apenas com as estações Jacu-Pêssego, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes;
- A terceira fase entrará em operação até o final de 2015 com a construção das estações Iguatemi, Jequiriçá, Érico Semer e Márcio Beck.
Extensão: 24,5 km
Investimentos: R$ 4,6 bilhões (financiamento aprovado de R$ 992 milhões do BNDES)
4. Monotrilho de Manaus
Sistema: Monotrilho
Ligação: interligará as regiões norte, centro-sul e leste de Manaus; ligará na primeira etapa a Cidade Nova ao Centro da cidade.
As obras de mobilidade urbana planejadas para atender a cidade-sede de Manaus na Copa de 2014 não serão concluídas antes de 2014. No máximo alguns trechos do monotrilho e do Bus Rapid Transit (BRT) ficarão prontos para atender turistas e a população da cidade durante o mundial. Para o governador, a prioridade são os estádios.
Extensão: 20 km
Investimentos: R$ 995 milhões, com fontes de financiamento que incluem recursos do Estado e do Governo Federal, além de BNDES, BID e iniciativa privada.
5. VLT de Brasília
Sistema: VLT elétrico
Extensão e ligação:
Linha 1
Trecho 1: Aeroporto - Terminal Asa Sul - 6,5 km (integração com a linha1 do metrô)
Trecho 2: Terminal Asa Sul - 502 Norte - 8,7 km
Trecho 3: 502 Norte – Terminal da Asa Norte - 7,4 km
Linha 2: Eixo Monumental
Investimentos: R$ 1,55 bilhões para a Linha 1
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