TransOeste ligará a Barra da Tijuca ao Recreio dos Bandeirantes, Guaratiba, Santa Cruz e Campo Grande. Basicamente é um projeto de transformação da Av. Das Américas, onde ocorrerá ampliação das pistas e a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus especiais, os BRTs (Bus Rapid Transit), com estações de embarque no canteiro central da Avenida, além da abertura do Túnel da Grota Funda.
No projeto original, a via começará na altura da estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô. passará pela Serra da Grota Funda através de túnel e depois chega ao bairro de Guaratiba, seguindo por mais 15 km aproximadamente. Terminaria na confluência com a Estrada da Pedra, já quase chegando ao bairro de Santa Cruz, porém, posteriormente, foi extendida até Campo Grande.
O projeto da TransOeste prevê a construção de 53 estações de ao longo dos seus 56 km de extensão para atender inicialmente a 220 mil passageiros/dia. Terá integrações com os demais BRTs (TransCarioca e TransOlímpica), além da Linha 4 do Metrô. As estações permitirão que o usuário embarque nos ônibus com a tarifa paga antecipadamente nas estações, em bilheterias, reduzindo o tempo de parada nos embarques.
As estações de embarque serão similares as estações de outros sistemas de BRTS onde o passageiro tem maior segurança na área de espera dos ônibus tal como as estações do TransMilenio e do Ligeirão de Curitiba. A previsão é que haja espaço para dois veículos paradores e um expresso possam encostar simultaneamente nas estações principais do sistema. E as ultrapassagens dos veículos expressos ocorrerão nas estações ao longo do trajeto.
A Prefeitura do Rio iniciou no dia 8 de julho as obras da TransOeste, num trecho inicial de corredor expresso de 32 km, que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz, com investimento de R$ 692,1 milhões. Nesse trecho, terá 30 estações de BRTs, com ônibus articulado e com linhas expressas e paradoras.
A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2012.
A obra será dividida em três lotes que serão executados simultaneamente, sendo os dois primeiros sob responsabilidade da Odebrecht e o terceiro da Sanerio. No Trecho 1 (Avenida das Américas entre o Terminal Alvorada e Avenida Benvindo de Novaes), a via será adaptada para se tornar um corredor expresso e receber o BRT, com mudanças na sinalização e construção de dois viadutos: um no cruzamento das Avenidas das Américas e Salvador Allende e outro entre América e Benvindo de Novaes.
Já no Trecho 2 (Av. das Américas entre a Av. Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba) será feita a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas, entre a Avenida Salvador Allende e Canal de Sernambetiba. Também haverá duplicação da ponte sobre o Canal e a duplicação da pista da Av. das Américas entre a Alceu de Carvalho até a Estrada do Pontal, onde será aberto o túnel da Grota Funda. Composto por duas galerias de 1.100 m, o túnel segue até o Canal do Rio Portinho. Serão criadas alças de acesso à Guaratiba, readequando as vias, tanto para as entradas de Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho das Américas depois do túnel da Grota Funda também será duplicado até a Estrada da Matriz, em Guaratiba.
No Trecho 3 (Av. das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz), por fim, a via será totalmente duplicada, passando a ter três faixas por sentido.
A obra inclui ainda a restauração de 255 mil m² e a implantação de 522 mil m² de pavimento. Serão instalados ainda 3.650 pontos de luz, garantindo nova iluminação.
Atualmente, o trajeto Santa Cruz-Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 km de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Nos horários de pico, a viagem pode levar até duas horas e 30 minutos. Com a construção da TransOeste, o tempo de viagem cairá para menos de uma hora.
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