Da Redação
O secretário da Copa, Maurício Guimarães, descartou o resultado do relatório divulgado na terça-feira (4) pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), de que nenhuma das obras de mobilidade urbana sobre trilhos ficarão prontas para receber a Copa do Mundo de 2014.
Para o secretário, existe um contrato com cronograma previsto para entregar as obras em 16 de março de 2014, e que se existe qualquer risco do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não ficar pronto, o consórcio é que deve realizar o anúncio. “Não concordo com o relatório da ANPTrilhos porque a empresa não me mostrou indicadores de atrasos, logo, as obras estarão concluídas a tempo de receber o Mundial”, enfatizou.
A ANPTrilhos informou que o balanço da implantação das obras é “desalentador”. O relatório da associação vem de encontro com a divulgação do relatório sobre o andamento das obras da Copa divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) também nesta terça (4).
Conforme o TCE, há um ano e meio para a realização do Mundial, Mato Grosso concluiu apenas 34,8% das obras previstas, sendo que as obras do VLT atingiram pouco mais de 27% do total a ser executado, o que representa metade do que estava previsto no contrato original.
O VLT é uma das obras de maior envergadura para receber o Mundial, sendo que o modal foi escolhido de forma polêmica como substituto ao BRT (Bus Rapid Transit), e que irá custar ao governo do Estado, R$1,4 bilhão.
Em Fortaleza, o VLT é tido como projeto prioritário para o evento, mas a pesquisa prevê o início da operação até 2018
Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPtrilhos) divulgou, nessa terça-feira (4), a situação dos projetos de mobilidade sobre trilhos para a Copa do Mundo de 2014. Em Fortaleza, o Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) é tido como projeto prioritário para o evento, mas a previsão é de que entre em operação até 2018.
“Com relação às obras de mobilidade sobre trilhos para atendimento à Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014, foram estabelecidas como metas a implantação de cinco projetos prioritários: Monotrilho de Manaus/AM; VLT de Cuiabá/MT; VLT de Brasília/DF; Monotrilho de São Paulo/SP (Linha 17) e VLT de Fortaleza/CE”, informa.
Além disso, a pesquisa constatou que o VLT de Fortaleza enfrenta “problemas na desapropriação de áreas essenciais para a passagem da via, trazendo incertezas para as suas conclusões para atender aos jogos da FIFA”.
Ainda de acordo com a ANPtrilhos, os projetos com potencial para operação até 2018 no Ceará são:
Implantação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza – 24,1 quilômetros
Implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza – 13 quilômetros
VLT de Fortaleza – 12,7 quilômetros
VLT Sobral – 11 quilômetros
Resposta do governo
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Ceará, a pesquisa não afirma que “a obra do Ramal Parangaba-Mucuripe operado por VLT não será entregue a tempo da Copa”. A Seinfra ainda prometeu que o VLT deve ser entregue no primeiro trimestre de 2014, e já conta com 30% da obra concluída.
Andamento das obras
Além disso, a secretaria informou que as obras do VLT Parangaba-Mucuripe estão avançando e que, na Estação Parangaba, que será elevada, já foi realizado escoramento dos pilares. O órgão ainda afirmou que, no bairro de Fátima, no trecho situado ao lado do Comando da Polícia Militar, já foi concluído a implantação das colunas e berços, faltando apenas a colocação das vigas de concreto.
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