Os serviços de implantação do VLT já alcançam as proximidades do viaduto da BR-116 no trecho sobre a Avenida Borges de Melo, próximo ao Aeroporto Pinto Martins e a Estação Rodoviária.
Junto com a implantação do VLT, estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do VLT.
O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba, passando nas imediações do Aeroporto, e concluindo o seu percurso no Mucuripe, nas proximidades dos hotéis da Beira-Mar, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.
Em função da estrutura ferroviária já existente, Fortaleza deverá ser uma das únicas capitais brasileiras com a condição de oferecer ao visitante, em futuro próximo, o sistema de transporte sobre trilhos (VLT e metrô) interligando aeroporto e terminal rodoviário à praia.
Nessa fase, o empreendimento se constitui em uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação.
O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba - Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu, que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus -, e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate Clube.
O VLT deverá ser entregue à população, no primeiro trimestre do próximo ano, a tempo do Mundial de 2014.
Fonte: Diário de Bordo
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