Um grupo de trabalho formado por técnicos de vários
órgãos, entre eles, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU),
prefeituras e Governo do Estado, deve concluir até maio o projeto de
expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o Aeroporto Iternacional
Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A ideia é apresentar o projeto no
PAC 3. O custo estimado é de R$ 250 milhões e compreende a aquisição de cinco
novas composições.
O tema foi discutido ontem em em reunião com o
superintendente da CBTU, João Maria Cavalcanti, o prefeito de São Gonçalo do
Amarante, Jaime Calado;os secretários de Infraestrutura e Turismo do Estado,
Jader Torres e Ruy Gaspar; o superintendente do Departamento Nacional de
Infraestrutura (DNIT), Walter Fernandes; o superintendente da Inframérica,
Ibenor Gomes; Adriano Gadelha, representando da senadora Fátima Bezerra; o
deputado Fernando Mineiro; o representante do vereador Eraldo Paiva e o
professor da UFRN, Enilson Medeiros.
O trecho que vai de Extremoz ao aeroporto, chamado
de linha roxa, faz parte da terceira etapa de um projeto macro iniciado em
2013, com a modernização da rede ferroviária. A segunda etapa do projeto
contempla um anel ferroviário metropolitano no interior da cidade, tendo uma
linha que vai até o Campus da UFRN.
De acordo com o superintendente da CBTU, João Maria
Cavalcanti, a terceira fase a que contempla Extremoz, São Gonçalo e Macaíba foi
dividida em linhas Norte e Sul. A parte que deve ser incluída no PAC 3 é a
Norte. A antecipação da etapa se deu, principalmente, pelo alto número de
pessoas que o VLT beneficiará na região.
Deixamos claro que nada impediria que as etapas
fossem feitas em outra ordem de prioridade. Ia depender da demanda que fossem
surgindo dos parceiros. Sabemos que envolve toda uma logística do Governo do
Estado, das Prefeituras, disse, ao ressaltar que o estado será o primeiro do
Brasil a ter aeroporto com VLT.
A estrada, com cerca de 17 quilômetros, reúne um
conglomerado de grandes fábricas, que juntas contêm 13.700 funcionários, pela
soma do representante da CBTU. Em cinco anos, estima-se que o número de
moradores chegará a 60 mil. A isso se acrescenta a média de 7.500 passageiros
por dia do aeroporto, além dos seus 3 mil funcionários. A demanda é importante,
já que tem muitas fábricas e perspectivas de novos condomínios, justifica João
Maria Cavalcanti.
Hoje,
três VLTs trafegam entre Ceará-Mirim, Natal e Parnamirim, em 24 viagens
diárias, junto com uma locomotiva antiga, que deve parar de viajar em breve. A
demanda diária chega a mais de 10 mil passageiros. A Companhia espera a chegada
de outras nove máquinas, além das cinco que serão incluídas no projeto que
contempla o Aeroporto. Ainda para 2015, devem ser construídas quatro estações
ferroviárias: Soledade, Norte Shopping, Quintas e Nordeste, e modernização da
estação da Ribeira. Atualmente, apenas duas linhas de ônibus da empresa
Trampolim faz rota de Natal até o aeroporto. A R passando pelo shopping Midway
Mall, e a S, que passa pela Avenida Rio Branco. As passagens custam R$ 2,50.
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