Dos15 trens adquiridos para a Linha 4 do metrô, nove já estão no
Rio
A secretaria de Estado de Transportes informa que mais quatro novos
trens da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) desembarcaram neste sábado,
dia 16/05, no Porto do Rio de Janeiro. Dos 15 trens adquiridos para
a Linha 4 do metrô, nove já estão no Rio. Até o fim de 2015, outros seis trens
desembarcarão na cidade.
Cada composição tem seis
carros, com capacidade para transportar 1.800 pessoas. Os vagões são
equipados com ar-condicionado, painéis de LED com sistema informatizado de
comunicação e câmeras de monitoramento interno, além de passagem interna entre
os carros. O projeto é o mesmo dos modelos que já operam no MetrôRio desde
2012. Antes de começarem a circular no novo trecho, os novos trens serão
testados por 90 dias nas linhas 1 e 2.
A Linha 4 do Metrô será
inaugurada em junho de 2016, beneficiando mais de 300 mil usuários por dia. Com
isso, a frota de trens no metrô do Rio de Janeiro será ampliada em 30%,
saltando de 49 trens para 64.
Componentes de vários
países
Fabricado na China, os
trens recebem peças de vários países diferentes. A carroceria e o truque, onde
se localizam as rodas e o motor, vêm da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles.
O sistema de ar-condicionado é da australiana Sigma. A Mitsubishi Eletric, do
Japão, ficou responsável pelo motor de tração. O sistema de portas foi
desenvolvido pela austríaca IFE e toda a parte de frenagem do novo trem ficou a
cargo da alemã Knorr-Bremse.
Sobre a Linha 4
A Linha 4 do Metrô do Rio
de Janeiro, uma obra do Governo do Estado, é o maior legado em transporte que a
população do Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos. Com a nova linha, o
passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade pagando uma
única tarifa, deslocando-se, por exemplo, da Barra da Tijuca à Pavuna. Será
possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34
minutos.
Após passar por uma fase de
testes, a Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016,
quando estarão funcionando as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah,
Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. A estação Gávea teve o
projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha
metroviária do Rio e será inaugurada em dezembro de 2016. O investimento na
Linha 4 do Metrô é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 7,63 bilhões de recursos do
Governo do Estado do Rio de Janeiro e o restante da Concessionária Rio Barra,
responsável pela implantação da Linha 4 do Metrô, que emprega cerca de 9 m il
colaboradores.
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