Prefeitura vai entregar 2 mil BRTs até o início de 2017
Publicado: 17 de junho de 2015 às 11:47
Veículos vão circular em
corredores e faixas exclusivas (Foto: Sérgio Castro/Estadão)
Ônibus prateado, com "cara de Metrô", ar-condicionado e tomada
para carregar o telefone celular. A Prefeitura de São Paulo vai começar a
entregar 100 veículos novos por mês, do tipo BRT, que irão circular nos 121,3
quilômetros de corredor de ônibus e 386,8 quilômetros de faixas exclusivas da
capital - rede estrutural de transporte coletivo.
Segundo o secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, pelo menos 2
mil veículos deste tipo estarão em circulação até o começo de 2017. Um desses
coletivos começou a ser exposto nesta terça-feira, 16, em frente à sede da
Prefeitura, no Viaduto do Chá, na região central. Os modelos com capacidade
para 118 passageiros em pé e outros 55 sentados também terão wi-fi grátis e
catraca dupla para evitar filas no lado de fora dos coletivos.
"Em viários com grandes carregamentos de pessoas, tem que colocar
ônibus grande", afirmou Tatto. O objetivo desses BRTs, segundo Tatto, é
"andar em linha reta", por isso eles não vão rodar dentro de bairros.
"Não tem sentido um ônibus desse tamanho entrar em um bairro. Na Vila
Madalena tem ônibus grande andando dentro do bairro, o que não faz
sentido."
Para atender os bairros e regiões com viários menores e estreitos, a São
Paulo Transportes (SPTrans) vai aumentar a oferta de linhas circulares. De acordo
com Tatto, o ideal é que as linhas do chamado sistema local, não entrem nos
corredores de ônibus. Caso seja necessário, este tipo de veículo não vai
ultrapassar a casa dos 20% dos coletivos pequenos em corredores de transporte
coletivo.
Metrô sobre pneus. A cor prateada do BRT tem como objetivo criar
uma identidade visual, informando aos passageiros que aquele veículo trafega em
corredores e faixas exclusivas de ônibus. Tatto afirmou que a Prefeitura vai
"metronizar" os ônibus do sistema estrutural na cidade São
Paulo. Hoje, os veículos que trafegam pelos corredores têm duas cores:
branca e a da concessionária (azul, verde, lilás, amarelo, laranja e
vermelho).
Além da cor que é igual a dos vagões do transporte sobre trilhos, os
BRT's, segundo a promessa de Tatto, também terão intervalos menores, operação
assistida (acompanhamento em tempo real por meio de GPS) e partidas
programadas.
O prefeito Fernando Haddad (PT) também foi conhecer o novo ônibus.
"O transporte coletivo sobre superfíce é cada vez mais regra do que
exceção, mesmo onde tem rede metroviária ampla", afirmou. De acordo com
ele, até o final de julho a Prefeitura deve lançar a audiência pública para a
nova concessão do transporte público em São Paulo. As exigências serão cobradas
nos contratos com as empresas. (AE)
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