Qua, 23 de Setembro de 2015 22:21
Ampliação e modernização de frotas e linhas existentes são algumas das
soluções que estão sendo colocadas em prática para sanar os gargalos de
infraestrutura, segundo ANPTrilhos. Alstom investe em soluções de olho no
potencial latino-americano.
Em nove das maiores regiões metropolitanas do Brasil, o tempo médio
gasto no trânsito é de 82 minutos, segundo estudo realizado pela Fundação
Getúlio Vargas (FGV). O crescimento desordenado das cidades e o excesso de
veículos têm sido os principais entraves para o desenvolvimento socioeconômico.
A chave para solucionar os problemas de infraestrutura do País está na mão da
mobilidade urbana, conceito que o Governo Federal, em parceria com instituições
e empresários, vem tentando colocar em prática para superar os gargalos
logísticos.
Considerada uma das protagonistas dos meios de transportes por ser uma
alternativa eficiente em termos de locomoção, as ferrovias têm recebido
diversos investimentos. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de
Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade apoiadora da NT Expo - 18ª
Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América do
Sul, existem mais de 20 projetos voltados ao setor, que estão divididos entre
implantação de novos sistemas, ampliação e modernização das linhas existentes e
ampliação da frota.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o Governo do Estado empenhou esforços para
renovar quatro linhas do sistema de trens urbanos; ampliar e modernizar as
linhas de metrô e construir as linhas 3 e 4 de metrô para atender à demanda das
Olimpíadas de 2016. Além disso, serão integradas seis linhas de VLT ao projeto
do Porto Maravilha, que além de contribuir para a melhoria da infraestrutura de
transporte, irá ajudar na revitalização de toda a área central da cidade.
Já em São Paulo serão entregues duas novas estações da Linha 4-Amarela e
as obras de modernização das linhas da CPTM devem ser concluídas. Na Baixada
Santista, o VLT já está sendo testado em São Vicente. Também estão em
construção os monotrilhos das linhas 15-Prata e 17-Ouro e a expansão da Linha
5-Lilás, segundo a associação. No nordeste do País, o Metrô Bahia deve entregar
ainda este ano o primeiro trecho da Linha 2, que vai da estação acesso Norte à
estação Rodoviária, com 2,2 km. O segundo trecho desta linha deve ser entregue
em 2016, com quatro novas estações, somando mais 6,5 km de vias.
A superintendente da ANPTrilhos também informou que a CBTU está fazendo
obras de melhorias em seus sistemas de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal
(RN) e Recife (PE), com conclusões previstas até o ano que vem. O Governo do
Ceará está com obras em andamento em Fortaleza, com ampliação de linhas e a
construção do VLT. Além disso, ainda estão em andamento as construções dos VLTs
de Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Espera-se ainda a licitação para a expansão do
metrô de Brasília e conclusão de três estações; o trem Brasília-Luziânia; e os
trens regionais de São Paulo.
“Apesar do ajuste fiscal do Governo Federal, que reflete na restrição
dos orçamentos dos Estados, acreditamos que os investimentos em mobilidade
urbana serão conservados para afirmar que os projetos já iniciados sejam
finalizados, garantindo a ampliação da mobilidade urbana dos principais
centros, a melhoria da qualidade ambiental das cidades e da qualidade de vida
dos brasileiros”, conta Roberta Marchesi.
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