A Linha 4 do metrô começou a receber o
sistema de sinalização na ponte estaiada. O início da instalação foi
acompanhado pelo secretário de Transportes, Rodrigo Vieira. O trabalho começou
após a finalização da colocação dos trilhos na via permanente, pelo Consórcio
Rio Barra.
“Essa é uma importante etapa da obra, onde
estão sendo lançados na ponte estaiada os cabos de sinalização, responsáveis
por transmitir para o centro de controle operacional do metrô as informações
sobre a circulação dos trens no trecho oeste. Seguimos dentro do cronograma,
trabalhando com as equipes de forma totalmente integrada”, disse Rodrigo
Vieira.
A ponte estaiada passa sobre o canal da
Barra da Tijuca, entre o Morro do Focinho do Cavalo e a Estação Jardim
Oceânico, com 320 metros de extensão e 72 metros de altura. Será o único trecho
onde as composições da Linha 4 serão vistas fora do subterrâneo. Quando for
inaugurada, a ponte estaiada terá iluminação especial assinada pelo artista das
luzes Peter Gasper.
A entrega da via permanente na ponte
estaiada é um marco. A MetrôBarra está implantando a sinalização do trecho
entre o Jardim Oceânico e São Conrado. Então agora é a arrancada final, para
que a gente possa terminar esse trecho e, em seguida, finalizar o trecho sul.
Nosso pessoal está muito motivado e, nos próximos 140 dias, já estaremos
prontos para operar”, explicou Pedro Augusto Cardoso, Diretor de Implantação do
Projeto Linha 4, que acompanhou o secretário Rodrigo Vieira na visita técnica.
A Linha 4 do metrô vai transportar mais de
300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por
hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de
Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. A
inauguração acontecerá ainda este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário