O Governo do Ceará vai pôr, de novo, mãos à obra no
projeto do Veículo Leve sobre Trilhos de Fortaleza.
A Secretaria da Infraestrutura anunciou hoje que
retomará os serviços ainda este mês – e integralmente. A licitação da passagem
inferior da avenida Borges de Melo já foi concluída e a expectativa é que o
contrato com a empreiteira vencedora do processo seja assinado na próxima
semana.
A seguir, informações da assessoria de Imprensa da
Seinfra:
O trecho era o último que
faltava para a retomada total da construção do ramal Parangaba-Mucuripe, a ser
operado por Veículo Leve sobre Trilhos. A passagem inferior corresponde ao
trecho 1 da obra, que foi dividida em três. O trecho 3, que compreende o
percurso entre as estações Iate e Borges de Melo, foi o primeiro a ser
retomado, em julho de 2015. Logo em seguida, foram iniciados os trabalhos no
trecho 2, que fica entre as estações Borges de Melo e Parangaba.
Os trabalhos referentes ao
trecho 1 também ficarão a cargo do Consórcio VLT Fortaleza – formado pela
empresa espanhola AZVI S.A. do Brasil e pela brasileira Construtora e
Incorporadora Squadro Ltda. Este trecho custará R$ 25.957.15,02 e deve ficar
pronto em 12 meses, contados a partir da data de assinatura da ordem de serviço.
Atualmente o VLT está com mais
de 50% de avanço nas obras e, quando concluído, terá 12,7 quilômetros ligando o
os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 11,3 quilômetros em
superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. O projeto do Governo do
Estado visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje
utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para
transporte de passageiros.
O Ramal atravessa 22 bairros,
área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de
demanda potencial do novo modal é de 90 mil passageiros por dia. O projeto
prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada,
possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal
rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará
à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes
terão a modelagem padronizada.
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