Projeto "Expresso Trem da Terra" busca revitalizar
o sistema de transporte ferroviário no país, através do Plano Nacional de
Revitalização das Ferrovias
Estado de Minas
Empresários, voluntários e autoridades de Minas Gerais e Rio
de Janeiro arquitetam um projeto para criar um trem turístico entre os dois
estados (o primeiro trem turístico interestadual do país nos dias de hoje). O
Ministérios dos Transportes já cedeu duas locomotivas para que os veículos
trafeguem entre as cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande,
Além Paraíba e Chiador, em Minas, e de Sapucaia e Três Rios, no Rio.
.O trecho tem 187 quilômetros de malha ferroviária explorada
pela VLI, que, porém, desde 31 de julho de 2015 está inoperante, com o fim dos
carregamentos de bauxita que eram feitos pela concessionária.
Os equipamentos, da década de 1970, oriundos da Fábrica
Santa Matilde, estão sem utilidade e foram cedidos pelo Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Eles serão recuperados em parceria com
a iniciativa privada.
Vagões do famoso Trem de Prata passam por reforma, graças à
parceria entre a Oscip Trem Amigo e empresários. Vagões de luxo estavam
inoperantes desde 1998.
De acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse
Público (Oscip) Amigos do Trem, a conquista das locomotivas e dos vagões de
passageiros adquiridos pela entidade, é uma vitória da sociedade e do
patrimônio público ferroviário. Com a operação do trem de passageiros a
ferrovia será preservada em seus 180 quilômetros, além de poder ser utilizada
diretamente pela população das cidades servidas pelo trem.
O projeto “Expresso Trem da Terra” busca revitalizar o
sistema de transporte ferroviário no país através do Plano Nacional de
Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário
de Passageiros. Participam do projeto o Ministério dos Transportes e
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Estudos apontam que por viagem serão transportados até 240
passageiros (60 em cada vagão). O preço do passeio, que vai durar cinco horas,
inicialmente só nos finais de semana, custará entre R$ 40 e R$ 50 por pessoa.
“Negociações com empresas vão propiciar a recuperação de cada vagão por cerca
de R$ 50 mil”, adianta Paulo Henrique. Em nível governamental, cada vagão
reformado sairia entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão.
Orgãos reguladores terão que autorizar transporte de
turistas
Em nota, a Ferrovia Centro-Atlântica informou, através do
gerente de Relações Institucionais da VLI, José Osvaldo Cruz, que está
acompanhando os estudos para as criação do Trem da Terra.
A concessionária, entretanto, alegou que possui concessão
“exclusivamente para o transporte ferroviário de cargas no ramal”. O documento,
porém, destaca os esforços da empresa.
“Visando auxiliar os autores da iniciativa, a concessionária
repassou orientações sobre projeto especifico para tal transporte (de
passageiros) e obtenção das autorizações legais junto aos órgãos reguladores do
sistema”, diz um trecho da nota.
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