segunda-feira, 25 de julho de 2016

Minas e Rio fazem projeto para colocar em circulação trem turístico entre os estados



Projeto "Expresso Trem da Terra" busca revitalizar o sistema de transporte ferroviário no país, através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias
 postado em 03/11/2015
 Estado de Minas

Empresários, voluntários e autoridades de Minas Gerais e Rio de Janeiro arquitetam um projeto para criar um trem turístico entre os dois estados (o primeiro trem turístico interestadual do país nos dias de hoje). O Ministérios dos Transportes já cedeu duas locomotivas para que os veículos trafeguem entre as cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e de Sapucaia e Três Rios, no Rio.

.O trecho tem 187 quilômetros de malha ferroviária explorada pela VLI, que, porém, desde 31 de julho de 2015 está inoperante, com o fim dos carregamentos de bauxita que eram feitos pela concessionária.

Os equipamentos, da década de 1970, oriundos da Fábrica Santa Matilde, estão sem utilidade e foram cedidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Eles serão recuperados em parceria com a iniciativa privada.

Vagões do famoso Trem de Prata passam por reforma, graças à parceria entre a Oscip Trem Amigo e empresários. Vagões de luxo estavam inoperantes desde 1998.

De acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, a conquista das locomotivas e dos vagões de passageiros adquiridos pela entidade, é uma vitória da sociedade e do patrimônio público ferroviário. Com a operação do trem de passageiros a ferrovia será preservada em seus 180 quilômetros, além de poder ser utilizada diretamente pela população das cidades servidas pelo trem.

O projeto “Expresso Trem da Terra” busca revitalizar o sistema de transporte ferroviário no país através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros. Participam do projeto o Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Estudos apontam que por viagem serão transportados até 240 passageiros (60 em cada vagão). O preço do passeio, que vai durar cinco horas, inicialmente só nos finais de semana, custará entre R$ 40 e R$ 50 por pessoa. “Negociações com empresas vão propiciar a recuperação de cada vagão por cerca de R$ 50 mil”, adianta Paulo Henrique. Em nível governamental, cada vagão reformado sairia entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão.

Orgãos reguladores terão que autorizar transporte de turistas

Em nota, a Ferrovia Centro-Atlântica informou, através do gerente de Relações Institucionais da VLI, José Osvaldo Cruz, que está acompanhando os estudos para as criação do Trem da Terra.

A concessionária, entretanto, alegou que possui concessão “exclusivamente para o transporte ferroviário de cargas no ramal”. O documento, porém, destaca os esforços da empresa.

“Visando auxiliar os autores da iniciativa, a concessionária repassou orientações sobre projeto especifico para tal transporte (de passageiros) e obtenção das autorizações legais junto aos órgãos reguladores do sistema”, diz um trecho da nota.


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