09/05/2017 - Metrô CPTM
Ainda de forma experimental, o sistema CBTC passará a
funcionar também nos dias úteis na Linha 5-Lilás neste mês, conforme informação
obtida pelo blog. Os trens da nova Frota P, que só usam o novo sistema de
controle, passarão a realizar seu maior teste prático ao assumir o transporte
dos passageiros durante os horários de maior demanda.
Apesar disso, não será algo definitivo ainda. A razão seria
a falta de quilometragem do CBTC, que pode motivar a volta do sistema ATO e dos
trens da Frota F caso surja algum imprevisto ou necessidade de um aprimoramento
no software de controle, por exemplo.
Segundo apurou o blog, a viagem teste com o governador
Geraldo Alckmin, que ocorreria nesta quarta-feira (10) foi postergada. Com o
início da operação da Frota F durante os dias de semana e a energização do
trecho entre Adolfo Pinheiro e Brooklin, havia a previsão de um evento oficial,
mas que agora está sem previsão de ocorrer.
A Linha 5-Lilás do Metrô foi inaugurada em 20 de outubro de
2002 no trecho entre a Estação Capão Redondo e Largo Treze, na Zona Sul de São
Paulo. Em 2014, foi inaugurada a Estação Adolfo Pinheiro, completando 7
estações e 9,6 km de extensão.
Atualmente, a linha está em expansão até a futura Estação
Chácara Klabin, quando passará a ter 17 estações e 20 km de extensão. A
previsão do Governo do Estado de São Paulo é que as novas estações sejam
inauguradas a partir do 1º semestre de 2017 (Alto da Boa Vista, Borba Gato e
Brooklin), 2º semestre (Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo,
Santa Cruz e Chácara Klabin) e 2018 (Campo Belo).
Quando concluída, ela fará integração com as Linhas 1-Azul,
2-Verde e a futura Linha 17-Ouro, também em construção.
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