13/07/2017 - Diário do Transporte
O Consórcio VEM ABC, composto pelas empresas Primav, Cowan,
Encalso e Benito Roggio, responsável pela construção e futura operação do
monotrilho da linha 18 Bronze, diz que vai insistir no modal para ligar em 15,7
km as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São
Paulo (estação Tamanduateí).
No início desta semana, num workshop na capital paulista, o
presidente do VEM ABC, Maciel Paiva, disse que não está prevista em contrato a
substituição do meio de transporte e que o Governo do Estado também vai
insistir em monotrilho.
“Sem dúvida é um modal de sucesso em diversos países. E para
esta ligação é o mais adequado. Tem custo menor que o metrô e ocupa menos
espaço que um BRT, corredor de ônibus” – defendeu o responsável pelo consórcio
que faz parte da PPP – Parceria Público Privada com o Governo do Estado de São
Paulo.
O VEM ABC procurou destacar para jornalistas e blogueiros as
vantagens do modal, alegando capacidade de 40 mil passageiros por sentido,
tração elétrica e menos área ocupada dos carros e edificações nas áreas
urbanas.
Entretanto, são as desapropriações os maiores entraves hoje
para o monotrilho do ABC, prometido para 2014, sair do papel. Não há mais prazo
para o início da obra.
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