21/07/2017 - Metrô SP
Com as duas últimas vigas-guia de concreto no lugar, obra do
monotrilho conclui etapa importante do processo de implantação. Cada peça pesa
70 toneladas.
Nesta sexta-feira, 21 de julho, o Metrô conclui o lançamento
das vigas-guia, espécie de trilhos de concreto, da linha 15-Prata. Com isso,
toda a via do monotrilho estará implantada avançando mais uma etapa para o
funcionamento da linha, de Vila Prudente até São Mateus, na zona leste da
capital.
As duas últimas vigas serão instaladas na chegada à futura estação
São Mateus, sobre a avenida Sapopemba. Elas vão compor o chamado "track
switch" que atua movimentando as vigas, permitindo que o trem mude de uma
via para outra.
Ao todo, o trecho Vila Prudente-São Mateus tem 868
vigas-guia ao longo de 13 quilômetros, além de outras 256 que compõem o pátio
Oratório, totalizando 1.124 unidades. Cada viga tem, em média, 30 metros de
comprimento, 70 centímetros de largura e pesa 70 toneladas.
A implantação da linha 15-Prata conta atualmente com 2.000
funcionários no empreendimento. Agora, os trabalhos estão concentrados na
construção simultânea de oito estações. Essas obras são do trecho prioritário
da linha, que vai de Vila Prudente a São Mateus, com dez estações, um pátio de
manutenção e 13 quilômetros de extensão. O trecho atenderá mais de 300 mil
pessoas por dia, utilizando 27 trens.
O primeiro trecho, com duas estações e 2,3 km entre Vila
Prudente e Oratório, já foi concluído e opera desde 2014, permitindo a
integração gratuita com a linha 2-Verde e proporcionando o acesso a uma rede de
339 km de trilhos, em 22 municípios, por uma única tarifa. Já o segundo trecho
inclui outros 10,7 km de vias elevadas e oito estações com previsão de entrega
no primeiro semestre de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila
União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
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