20/11/2017 - Gaúcha ZH
Responsável pelo fornecimento e manutenção dos novos trens
para a Trensurb, o consórcio FrotaPoa — formado pelas empresas Alstom, da
França, e Caf (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), da Espanha — voltou
a ser multado pela Trensurb. O motivo é mais um descumprimento do prazo de
reparo dos novos veículos.
A multa aplicada agora é de R$ 4,87 milhões e corresponde a
2% do valor do contrato de compra de 15 novos trens da série A-200. O custo
total foi de R$ 242,6 milhões. No ano passado, o consórcio já havia penalizado
as empresas em R$ 2,43 milhões. Procuradas nesta manhã, as empresas ainda não
se manifestaram.
Os pagamentos ao consórcio estão suspensos desde abril de
2016, quando foram identificadas infiltrações nas caixas de rolamentos dos
veículos pela primeira vez. O dinheiro que seria destinado ao pagamento desse
contrato está empenhado e não pode ser usado para outros fins. Quanto aos
valores de multas, o valor deixará de ser pago ao consórcio e retorna aos
cofres da União. Atualmente, a dívida da Trensurb com os fornecedores,
referente ao valor que ainda falta pagar pelos trens, é de R$ 24 milhões.
O cronograma revisado de entrega dos trens da série A-200,
proposto pelo consórcio, previa a conclusão dos reparos até o dia 16 de
outubro. Porém, houve descumprimento por parte do fornecedor.
No começo de outubro, nove trens série A-200 estavam sendo
usados. Porém, foram identificadas mais infiltrações nas caixas de rolamentos
que já haviam passado por reparo. Atualmente, apenas seis dos 15 veículos novos
estão em circulação. Outros cinco só devem voltar a funcionar até o final do
ano. O problema relacionado à infiltração de água nos rolamentos só deverá ser
plenamente superado em abril de 2018.
A Trensurb também busca reparação dos prejuízos causados
pela não circulação dos novos trens. Para suprir a demanda, a empresa pública
precisa colocar todos os mais de 20 trens antigos em funcionamento. A medida
causa aumento na conta de luz, pois esses veículos consomem mais energia — além
de aumentar o desconforto dos passageiros, pois os veículos da série A-100 não
possuem ar condicionado. Somente em 2016, o custo extra foi estimado em R$ 2,73
milhões.
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