24/08/2016 07:50 - O Globo
RIO - Os BRTs Transolímpico e Transoeste Lote Zero começaram a
transportar o grande público nesta terça-feira e, entre os passageiros, havia
grande curiosidade e empolgação diante da possibilidade de redução no tempo de
viagem. Teve gente que levou cronômetro para verificar se o trajeto seria mais
rápido, conforme prometido. Os dois corredores são considerados parte do legado
dos Jogos Olímpicos para a cidade e devem beneficiar cerca de 640 mil pessoas
por dia.
Morador do Recreio, o servidor público Fabrízio Quiroga queria saber
exatamente quanto tempo gastará até o Centro do Rio, onde trabalha. Por isso,
levou um cronômetro para a viagem. Ele conta que costumava pegar o BRT até a
estação Alvorada, depois um ônibus até o Shopping Nova América e, por fim, o
metrô até a Central do Brasil.
— Espero ganhar 40 minutos, pelo menos. Com a nova linha, eu desço na
Vila Militar e pego o trem até a Central — explica Quiroga.
MAIS TEMPO LIVRE NO DIA A DIA
O BRT Transolímpico liga o Recreio a Deodoro. O BRT Transoeste Lote Zero
faz o trajeto do Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, possibilitando a
integração com a Linha 4 do metrô. Uma equipe do GLOBO fez o trajeto de cerca
de 40 minutos do Transolímpico. No mesmo ônibus havia passageiros como a
segurança Daylane Rodrigues, que também espera ganhar tempo no dia a dia. Ela
já usava o transporte desde o dia 4, pois trabalhou no Parque Olímpico. Agora,
para ir de Padre Miguel até a região, diz que vai economizar quase uma hora:
— Antes, eu levava mais de uma hora para chegar ao meu destino. Agora
são 25 minutos.
O representante comercial Maurício Veloso embarcou para conhecer o
percurso:
— Por causa do meu trabalho, a cada dia vou a um lugar diferente. Agora
posso pegar só uma condução e deixar o carro em casa.
Para a dona de casa Vilma Rodrigues, moradora da Taquara, a viagem foi
um passeio:
— Vou até Deodoro e depois volto para casa. Já fiz até amizades aqui.
Aposentado, Amaro José de Santana, fazia questão de anotar o nome de
cada uma das 18 estações em uma folha de papel, para guardar de recordação.
— Os primeiros dias são para os usuários testarem os serviços. Os
corredores aumentam a possibilidade de deslocamento, e a baldeação pode ser uma
opção a mais. O passageiro pode escolher se quer fazer uma parte em BRT, trem
ou metrô — diz Suzy Balloussier, diretora de relações institucionais do BRT
Rio.
A tarifa cobrada pelo BRT Rio é a estabelecida pela prefeitura para o
Bilhete Único Carioca, R$ 3,80. Para integração com os trens da Supervia, o
blihete custa R$ 6,60. O Bilhete Único Metropolitano, de R$ 6,50, vale para a
integração da Supervia com ônibus intermunicipais.
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