Post published:12/11/2021
Nesta sexta, 05, foi assinado na sede da Administração Central da Companhia, em Brasília, o contrato de transporte de 30 carros de passageiros e 3 locomotivas doadas pela Companhia Cearense de Transporte Metropolitanos (Metrofor) para a CBTU. A previsão é que o transporte das composições seja iniciado neste mês de novembro. Estiveram presentes na assinatura do contrato, o diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima; o chefe de gabinete, Marcos Galindo; a assessora da presidência, Antoniela Marques; o gerente geral – Estudos e Projetos (Gaesp), André Jóia; e Leonardo Rodrigo Campos, da empresa contratada para o serviço de transporte, Multiprime.
“A
assinatura desse contrato foi muito importante para a Companhia, pois permitirá
que as composições doadas pela Metrofor, após passarem por vistoria e reforma
pelas equipes de manutenção da CBTU, possam ser postas novamente em atividade.
Uma boa parte desses carros de passageiros serão utilizados pela STU Natal,
viabilizando a ampliação do sistema”, explicou André Jóia, da Gaesp. A
implantação das chamadas Linha Branca e Linha Roxa permitirá a expansão do
sistema ferroviário de natal a partir da remodelação de 28 km de via férrea e a
construção de 7 estações: duas em Parnamirim, uma em São José de Mipibu, uma em
Nísia Floresta e três em são Gonçalo do Amarante. Quando finalizadas, irão
beneficiar cerca de 9 mil usuários diariamente.
Os
demais carros de passageiros irão ser doados para projetos sociais e de
estímulo à valorização do transporte ferroviário, sendo transformados em
bibliotecas, por exemplo. Segundo Jóia, algumas prefeituras já sinalizaram
interesse, como as de Timbaúba, Gravatá e Jaboatão, em Pernambuco.
Doação
da Metrofor
A
Companhia Cearense de Transporte Metropolitanos (Metrofor) doou três
locomotivas movidas a diesel e 30 carros de passageiros, modelo Pidner, para a
CBTU, em junho de 2020. A medida foi autorizada pelo governo do Ceará e aprovada
pela Assembleia Legislativa daquele estado. De acordo com a Metrofor, a frota
doada não é mais compatível com o sistema metroviário atualmente adotado no
Ceará. Os vagões do modelo Pidner possuem bancos laterais, e não fileiras de
poltronas, o que faz com que os passageiros viajem de costas para as janelas e
liberem amplo espaço interno no veículo. Os trens possuem ar condicionado, piso
de PVC, bancos com assentos individuais e revestimento compostos por fibra de
vidro e plástico de alta resistência.
12/11/2021 – CBTU
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