15/09/2021
O Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, acompanhou nesta quarta-feira (15) o lançamento da primeira viga-guia da Linha 17-Ouro no trecho da Marginal Pinheiros, em construção pelo Metrô. A ação marcou a retomada da implementação da via por onde vão passar os trens do monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.
“As
obras da Linha 17 fazem parte do programa Pró SP, que lançamos hoje, e que
concentra todos os esforços de investimentos do governo para a retomada
econômica do estado no pós-pandemia. São R$ 47,5 bilhões em recursos até 2022
em mais de oito mil obras”, afirmou o Vice-governador.
A
operação envolve o uso de um equipamento específico instalado próximo à estação
Morumbi, chamado de “treliça lançadeira”, que vai fazer o lançamento de 129
vigas na região da Marginal Pinheiros até o início do próximo ano, de um total
de 137 vigas que faltam para concluir as vias da Linha 17. Ao todo, a linha
contará com 573 vigas, sendo que a maioria já foi instalada.
“É
uma ação de engenharia complexa que marca um ponto importante da retomada das
obras da Linha 17-Ouro. Assumimos esse compromisso, voltamos também com as
obras das estações e conseguimos uma nova fabricante para os trens que vão
ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos”, reforça
Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos.
Essa
treliça vai receber as vigas ao lado da pista da Marginal, elevá-las a uma
altura de mais de 15 metros e passar sobre a via férrea da Linha 9-Esmeralda,
chegando a lateral do Rio Pinheiros. Neste local, a própria treliça movimenta a
guia, posicionando-a no local exato onde ela ficará. Uma outra estrutura igual
vem sendo montada entre as pontes Estaiada e do Morumbi, para agilizar a
colocação das vigas em outro trecho.
Para
garantir a segurança dos envolvidos, o lançamento será feito ao longo das
madrugadas, quando a Linha 9 da CPTM está fechada. Ao longo do dia, as
atividades serão preparatórias, recebendo e elevando as vigas. As “treliças
lançadeiras” têm cerca de 70 metros de comprimento, com capacidade de carga de
140 toneladas, podendo lançar as vigas em uma distância de até 45 metros.
Cada viga é feita de concreto com 30 metros de comprimento por dois metros de
altura, pesando 90 toneladas. Servem como uma espécie de trilho, para que os
trens do monotrilho circulem sobre elas com pneus.
“Quando
chegamos em 2019, fizemos de tudo para destravar essa obra. Isso foi possível
com novas licitações e contratações, retomando a construção que logo vai
colocar essa importante linha à disposição da população”, afirmou Silvani
Pereira, Presidente do Metrô de São Paulo.
As
obras do trecho prioritário da Linha 17-Ouro – com 7,7 km e oito estações entre
o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi – foram retomadas nesta gestão,
após a rescisão de contratos parados de obras e fabricação de trens. Novas
licitações foram feitas, possibilitando a volta das atividades de construção de
sete estações e do Pátio – a oitava, Morumbi faz parte de outro contrato -,
além da complementação da via e fabricação dos trens. A meta é concluir esse
trecho até o fim de 2022, para ligar o Aeroporto de Congonhas à malha de
transporte sobre trilhos, com conexão direta às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.
15/09/2021 – Metrô de São Paulo
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