15/09/2021 RF Revista Ferroviária
A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos, fornecerá people movers para o consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte de passageiros da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A proposta comercial de fornecimento dos veículos foi validada entre a companhia e o consórcio este mês.
O Termo Aditivo para
construção do Trem de Acesso ao Aeroporto de Guarulhos – Airport People Mover –
foi assinado pelo hoje (8/9) pela manhã, marcando o início das obras de
construção do sistema.
Serão três
composições de dois carros, conhecidos tecnicamente como Automated People
Movers (ATM), fabricados e integrados pela Marcopolo Rail. O sistema terá
funcionamento autônomo (driveless) e fará um trajeto de 2,6 quilômetros entre a
estação ferroviária e o aeroporto. O percurso prevê quatro paradas (estação CPTM,
terminal 1, terminal 2 e terminal 3) e, de acordo com o projeto, poderá ser
percorrido em seis minutos.
“Com essa iniciativa,
ampliamos a nossa atuação no país e reforçamos nossa estratégia de parcerias.
Acreditamos fortemente no potencial do metroferroviário brasileiro, que tem
condições de avançar nos deslocamentos de alta capacidade com velocidade,
eficiência e conforto, além apresentar diversas vantagens na relação custo
versus benefício no médio prazo”, afirma Petras Amaral, business head da Marcopolo
Rail, que participou da cerimônia.
A Marcopolo Rail
iniciou o fornecimento de People Movers para a Aeromóvel, em novembro de 2017.
Na oportunidade, a Aerom desenvolveu conjuntamente com a Marcopolo Rail a
geração G6 dos veículos do Sistema Aeromovel, representando uma evolução
tecnológica significativa em relação àqueles em operação no Aeroporto
Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
O veículo foi
totalmente projetado, calculado e equipado seguindo os mais rigorosos padrões
da indústria de APMs determinados pela norma ASCE 21-13 (Automated People Mover
Standard), utilizando componentes de fornecedores consagrados do setor
metroferroviário em subsistemas críticos como gangways, sensores, coletores de
energia, portas de serviço, molas da suspensão secundária, rodeiros, freios e
tantos outros.
“Este importante
projeto reforça a parceria estratégica entre Marcopolo Rail e a tecnologia
aeromóvel, além de demonstrar o potencial das soluções de mobilidade
brasileiras para o mundo”, finaliza Petras. No ano passado, a Marcopolo
Rail iniciou um ciclo de ampliação de seu portfólio, com o lançamento do
Prosper VLT, um produto de embarque em nível focado nos segmentos urbano,
intercidades e turismo, tendo como primeiro cliente a Giordani Turismo, operadora
gaúcha de Bento Gonçalves.
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