02/05/2016 - Via Trolebus
Anunciada em 2010 no programa de governo de Geraldo Alckmin,
as obras de extensão da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos – CPTM entre Grajaú e Varginha, na Zona Sul de São Paulo, seguem
em “ritmo inferior ao previsto”, de acordo com Relatório de Administração da
empresa no ano de 2015.
Segundo a publicação, atraso em verbas oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento – Pac, seria o principal responsável. O Estado aguarda cerca de R$ 500 milhões para as obras.
Por outro lado, o Governo Federal diz que faz “todas as
exigências previstas na legislação”, antes da liberação de recursos, “a fim de
que as obras sejam executadas da melhor forma e no menor tempo possível”,
segundo comunicado em janeiro deste ano.
Ritmo das construções
Segundo a CPTM, pelo menos no ano de 2015 as construções
estiveram “sendo conduzidas com recursos do Governo do Estado”. O documento
ainda aponta que “estão em andamento as obras das estações Mendes – Vila Natal
e Varginha, dos viadutos ferroviários e da passarela Pinheiro Chagas, além da
via permanente”.
O documento aponta ainda que as obras fecharam o ano passado
em 25,62% de conclusão, referente ao Lote 1 entre Grajaú e Mendes/Vila Natal e
no Lote 2, em 33,88% de conclusão, entre Mendes/Vila Natal e Estação e Pátio
Varginha.
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