Modernização da frota e estações
remodeladas já garantem mais conforto aos milhares de passageiros em seus
deslocamentos diários
A
SuperVia completou mais uma etapa do seu programa de investimentos, em curso
desde 2011 em parceria com o Governo do Estado, e colocou em operação, hoje, o
100º trem chinês comprado pelo governo. A composição irá circular em esquema de
operação assistida, no horário de menor movimento, e, posteriormente, será
inserida à grade regular do sistema ferroviário. A renovação da frota da
concessionária teve início em março de 2012, quando as primeiras 30 composições
chinesas começaram a chegar aos trilhos fluminenses, trazendo modernidade e
conforto às viagens dos passageiros dos trens do Rio. Em 2013, outras 70
composições foram encomendadas pelo Governo do Estado e tiveram o prazo de
entrega antecipado. Os trens chineses desse segundo lote começaram a entrar em
operação em agosto de 2014. Além de ar condicionado, os trens contam com
tecnologia de ponta, interiores mais amplos, passagem entre os carros, painéis
de LED, circuito interno de TV, bagageiros e um moderno sistema de comunicação
interativa entre o trem e o Centro de Controle Operacional da concessionária.
Desde 2014, os passageiros do
modal ferroviário também contam com 10 modernos trens nacionais (que equivalem
a 20 trens do modelo chinês), comprados pela SuperVia. Inicialmente previstas
para o período 2017-2020, todas as composições entraram em circulação entre
fevereiro e outubro de 2014. Paralelamente, os trens mais antigos têm saído de
circulação. Desde 2011, quando a SuperVia passou para uma nova gestão, 78
composições antigas, algumas com mais de 50 anos de uso, foram aposentadas. A
idade média da frota, que já foi de 30 anos e hoje está em 18 anos, chegará a
15 quando a segunda etapa do processo de renovação da frota for concluída com a
chegada de mais 12 trens chineses, adquiridos, recentemente, pelo Governo do
Estado.
Juntos, os 100 trens chineses têm
capacidade para transportar aproximadamente 120 mil passageiros, o que
representa até 24 mil carros de passeio a menos nas ruas. Isso reforça o
compromisso da SuperVia em oferecer um transporte sustentável, pois utiliza
energia limpa, evitando a poluição do meio ambiente, e é prático, já que
percorre longas distâncias sem enfrentar engarrafamentos e funciona como via
troncal nos deslocamentos entre os 12 principais municípios da região
metropolitana do Estado.
Obras concluídas na estação
Magalhães Bastos
A SuperVia também entregou hoje,
aos passageiros do ramal Santa Cruz, a estação Magalhães Bastos totalmente
revitalizada, uma das seis consideradas estratégicas para os jogos olímpicos.
As obras de melhorias foram iniciadas em setembro de 2015, e contemplam
ampliação do mezanino, reforma da fachada, nivelamento e cobertura de
plataformas, e revitalização da iluminação. De acordo com os padrões
internacionais de acessibilidade, a estação agora possui dois elevadores que
ligam o mezanino às plataformas, bem como piso tátil. A concessionária também
instalou uma rampa para novo acesso dos passageiros pela Estrada São Pedro de
Alcântara. Em fevereiro deste ano, a SuperVia já havia finalizado a
modernização da estação Ricardo de Albuquerque, e outras quatro estações serão
entregues até as Olimpíadas: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro e Vila
Militar.
“Conforme planejamos, chegaremos
às Olimpíadas com todos os 110 novos trens em circulação. Isso significará mais
conforto, agilidade e segurança às viagens dos milhares de passageiros e
visitantes que utilizarão o modal ferroviário durante os jogos olímpicos. O
trem do Rio está de cara nova para esse evento tão importante, com frota
modernizada e estações estratégicas em processo final de reforma. Cinco anos
atrás, nos comprometemos com a população do Rio de Janeiro em fazer uma
revitalização histórica desse sistema que estava abandonado há mais de quatro
décadas. As Olimpíadas vieram para nos motivar ainda mais nessa transformação e
deixarão um legado para o transporte sobre trilhos. Reconquistamos a confiança
dos passageiros e, dia após dia, estamos recuperando a maior malha ferroviária
de transporte de passageiros do Brasil”, comemora Herbert Quirino, presidente
da SuperVia.
Curiosidades
Ø Trens
nacionais e chineses, juntos, já conseguem transportar o equivalente a toda a
população de Queimados, um dos municípios atendidos pela SuperVia (Para
conhecimento >>> População estimada para 2015 segundo IBGE: 143.632 /
Total de trens: 144 mil passageiros).
Ø Mais
trens novos, menos problemas: Em 2011, os trens apresentavam avarias a cada 23
mil quilômetros rodados. Hoje, os trens circulam por 280 mil quilômetros até
apresentarem uma falha.
Ø
Quantidade de viagens: aumento de 700 para 1.200 viagens diárias.
Ø Mais
lugares ofertados: aumento de 1 milhão e 285 mil para 2 milhões e 186 mil
lugares oferecidos todos os dias .
Ø Nas
últimas pesquisas de Índice de Qualidade do Serviço (IQS), a nota dos
passageiros para ‘Temperatura dentro do trem’ subiu de 4,2 para 6,3, e para
‘Tempo total de viagem’ subiu de 5,5 para 6,4.
Ø Investir
em trens também é investir nos seus condutores: Centro de Treinamento
Operacional (CTO) conta com três simuladores para capacitação e reciclagem de
362 maquinistas. CTO custou R$ 15 milhões.
Ø A
SuperVia opera em 270 km de malha ferroviária.
Ø
Passageiros contam com 102 estações, distribuídas em cinco ramais que atendem
12 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.
16/06/2016
– SuperVia
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