Período de testes sem passageiros foi encurtado por causa do
atraso das obras nas estações do metrô
O DIA 09/06/2016 17:23:56
Rio - Relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), apresentado
nesta quinta-feira, afirma que não há segurança para a operação da Linha 4 do
metrô, que será inaugurada na abertura da Olimpíada, em 5 de agosto, ligando
Ipanema à Barra da Tijuca. De acordo com o presidente do órgão, Jonas Lopes de
Carvalho, o período de testes dos trens — denominado de “marcha branca” — foi
encurtado por conta do atraso nas obras.
Os testes da Linha 4 começaram no dia 1º de junho e vão
terminar no dia 31 de julho e, segundo ó órgão, não haverá testes com
passageiros. Esta etapa, de acordo com o TCE, deveria ter sido iniciada em
outubro de 2014 e terminado até setembro de 2015. De outubro de 2015 a janeiro
de 2016 seriam realizados testes com passageiros para que o metrô fosse aberto
em fevereiro deste ano. “O período de testes foi encurtado de um ano para dois
meses. Isso é preocupante. A sugestão é que o estado se organize para que não
ocorra nenhum acidente durante os Jogos”, destacou o presidente.
Segundo o relatório, após o término da escavação o ritmo das
obras era muito intenso e acelerado para uma obra tão complexa. Com isso, o
cronograma diminuiu o período de testes do metrô e, dessa maneira, o TCE afirma
que não pode afirmar que esses testes garantirão a segurança da chamada família
olímpica. Nesta etapa, o transporte vai levar somente o público e equipe dos
Jogos. Nas palavras de Lopes, “seria muito feio” um trem parar e turistas terem
que descer nos trilhos durante o evento.
A sugestão é que o estado se organize para que não ocorra
nenhum acidente durante os Jogos", destacou o presidente, que acrescentou
ainda que o metrô deveria ser aberto com uma capacidade menor do que a
concessionária está prevendo.
Outra observação do relatório do TCE é que os trens vão
operar com sistema manual, já que a pilotagem automática só estará implantada
no fim do ano. Ainda segundo Jonas, a não utilização do piloto automático deve
gerar intervalos maiores.
Governo garante prazo dos testes
A Secretaria Estadual de Transportes informou que, de acordo
com o contrato de concessão, está estabelecido o período de 90 dias para
realização do comissionamento e testes de sistemas. Ainda segundo a secretaria,
os testes dos sistemas foram iniciados em janeiro e o teste do material rodante
em junho de 2015, respeitando o disposto no contrato. Ainda segundo a
secretaria, o prazo de testes adotado na Linha 4 leva em consideração todos os
procedimentos de segurança já adotados desde a inauguração do metrô, em 1979,
consideradas normas internacionais de segurança.
O término das obras da Linha depende ainda de liberação de
empréstimo de R$ 1 bilhão do governo federal. O Governador em exercício,
Francisco Dorneles, afirmou uma operação junto ao Banco do Brasil já foi
aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e pelo Conselho
Monetário Nacional (CMN). Com o financiamento, o Estado pretende pagar à União
o que deve, habilitando-se assim a conseguir o aval do Tesouro para a liberação
do crédito da obra junto ao BNDES. “Temos esperança que isso ocorra até o fim
do mês”, disse Dornelles.
Reportagem do estagiário Luis Araújo
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